Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Vacina contra gripe disponível para toda população a partir de segunda

A partir de segunda feira (3) a vacinação contra a gripe será oferecida para toda a população nas redes de saúde pública do país. Até o momento apenas 57% do público-alvo que compõe o grupo prioritário (gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com morbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade) foi imunizado no Rio de Janeiro.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. Até a última quarta-feira (29), dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%).

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que a compõem e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

CASOS DE GRIPE em 2019

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo o país.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>