Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Terceiro Niterói Sk8Downhill (AT)

Niteroi Sk8 Downhill

Datas: Domingo, 21 de Setembro.  
Horários: 12h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) – Mirante da Boa Viagem, Niterói – RJ
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Informações: (21)  2620- 2400

 

 

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, ponto turístico da cidade, obra do arquiteto Oscar Niemeyer, sediará pela terceira vez consecutiva, no dia 21 de setembro, das 10h às 21h, o Niterói SK8 Downhill – Festival de Cultura Urbana, projeto da Doces Produções, que mescla esporte, cultura, lazer e conscientização, aproveitando o crescente movimento relacionado ao skate dos últimos anos, junto à preocupação eminente e global da busca por um mundo melhor. Hoje, o projeto faz parte do calendário de eventos da cidade, está inserido na Slide Liga Brazil e é uma das etapas do circuito nacional.

 

O campeonato de Skate Downhill acontece na ladeira em frente ao Museu, e no seu pátio, manifestações artísticas ganham destaque. Sergio Yuppie, penta-campeão mundial de downhill, é presença confirmada, garantindo assim boas manobras pelas curvas do MAC.

 

“Atletas de referência do Brasil e do mundo, com a presença de profissionais da Venezuela e Chile, estarão presentes participando do campeonato. Pela primeira vez o formato de disputa será de baterias homem x homem, ficando mais dinâmico para o público que for assistir”, explica o atleta e parceiro na idealização do projeto, George Barreiros.

 

Ao longo do dia, a programação inclui batalha do conhecimento, iniciativa idealizada por MC Marechal como alternativa ao modelo tradicional das batalhas de MC´s; pokets shows do Caixa Baixa e Chackras entre as aberturas da Batalha e um show de encerramento com banda Oriente, grupo de rap formado em Niterói em 2009; No pátio, animação com muito vinil durante todo o dia com o coletivo Vitrolinha (DJ’s Tata  Ogan e Liz Tibau); exposição da fotógrafa Clarissa Mattos (“Urbanidades”, série de imagens de Street Art iniciada em Nova Iorque), e grafite ao vivo em esculturas que irão compor o cenário que serão criadas especialmente para o evento que serão feitas por grafiteiros niteroienses (Andréa Paula AP, Marcelo Melo e um convidado de NY Justin Phame).

 

“Acredito ser de suma importância eventos desta natureza para a cidade. O esporte e a cultura (arte) abrem espaço para o lúdico e fazem com que o ser humano crie outras perspectivas e (re)conheçam outras realidades. Os maiores e mais visados grupos  do segmento da cultura urbana hoje, como o rap por exemplo, são de Niterói. É necessário que nós, produtores culturais, tenhamos a visão do que isso representa para a nossa cidade e valorizar nosso capital cultural. “ Acredita a gestora da Doces Produções e idealizadora do projeto, Thayza de Oliveira Gomes.

 

Com um formato inédito e capaz de atrair não só atletas e praticantes de skate, mas também jovens interessados em cultura urbana, o Niterói Sk8 Downhill reuniu, em 2013, 3,5 mil pessoas, além de 78 atletas inscritos, divididos em quatro categorias: Downhill Longboard, Downhill Slide, Downhill Freerider, Downhill Feminino (longboard, slide). A expectativa para esta 3ª edição é de um público de 5 mil pessoas, na sua maioria jovens entre 16 e 24 anos. Há também uma grande presença de famílias com crianças.

 

O Niterói SK8 Downhill – Festival de Cultura Urbana 2014 é realizado pela Produtora Doces Produções, tendo como Co-Realização a Inusitado Design – empresa de arquitetura e cenografia, e o apoio Institucional da prefeitura da cidade, Secretaria de Esporte e Lazer, Neltur – Empresa de Lazer e Turismo da FAN (Fundação de Arte de Niterói).

Cronograma

10:00 — 13:00  Campeonato Sk8

13:00 — 13:15  Pocket Show: Chakras

13:20 — 13:50  Apresentação da Batalha do Conhecimento

14:00 — 17:00  Campeonato Sk8

17:10 — 17:25  Pocket Show: Caixa Baixa

17:30 — 19:00  Batalha do Conhecimento

19:10 — 19:40 Premiação do Campeonato de Sk8

19:45 — 20:45 Show: Oriente

21:00 Fim do evento