Categorias
NOVIDADES

PRF apresenta projeto para melhorar trânsito na saída da Ponte

sinprf_rj_ponte_rio_niteroi_mobilizacaoO chefe da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (Ponte Rio-Niterói), Francisco Paulo, apresentou ao prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o Projeto de Segmentação da Praça do Pedágio. A iniciativa, que terá início no próximo dia 2 de setembro, consiste na implantação de uma barreira para evitar o cruzamento irregular da pista da direita para a da esquerda de veículos que saem da ponte em direção a São Gonçalo e à Região dos Lagos pela Avenida do Contorno.

O problema, identificado pelos patrulheiros da PRF, provoca, diariamente, no período das 15h às 21h, grande lentidão no fluxo de veículos que passam pela Praça do Pedágio. O gargalo prejudica os motoristas que seguem em direção à Alameda São Boaventura, no Fonseca, e às avenidas Feliciano Sodré e Jansen de Melo, no Centro, que demoram entre 15 e 20 minutos para pegar as vias por conta dos carros e ônibus que fazem o cruzamento irregular.

O delegado Francisco Paulo destacou que, além de prejudicar o fluxo, as manobras irregulares provocam muitas colisões no local, piorando ainda mais o tráfego na saída do pedágio:

“Estudamos o problema durante dois meses e constatamos que, dos 30 mil veículos que pegam as rampas de saída da ponte todos os dias, entre 15h e 21h, apenas 12 mil seguem em direção à Avenida do Contorno, ou seja, 42% do tráfego. Os demais 58% vão em direção ao Fonseca, Centro e Icaraí. Contamos 665 travessias irregulares diariamente neste período”, disse o chefe da delegacia, acrescentando que a segmentação, que será feita por meio de cones com correntes para separar as pistas, vai reduzir significativamente as manobras irregulares.