fbpx
Acesse nossas Mídias
CARNAVAL2024
PrefeituradeNiteroi

Notícias

Presidente da Emusa e outros 43 são exonerados em Niterói

Compartilhe

A lista consta do Diário Oficial da última quarta (29/03/2023)

Alguns dias após o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), instaurar um inquérito para investigar improbidade administrativa, má gestão e excesso de quadro de pessoal sem concurso público na Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói (EMUSA), o Diretor Presidente, Paulo César Carrera, foi exonerado.

Em seu lugar, foi nomeado Antonio Carlos Lourosa de Souza Junior, ex- Diretor de Operações. Para o cargo antes ocupado por Paulo César, foi nomeada a analista técnica da empresa, Leila Ferreira Figueiredo.

A investigação conduzida pelo MPRJ que resultou na abertura do inquérito mira a ineficiência operacional,  “ante a quantidade de obras paradas ou má executadas de responsabilidade da Emusa”, e a contratação excessiva de pessoal sem concurso público “e sem critérios claros de aferição da aptidão”.

A denúncia foi apresentada pela promotora Renata Scarpa, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Niterói.

O Diário Oficial também publicou um decreto com medidas para melhorar a gestão da Emusa.

Foi criada a Comissão de Governança e Modernização da Empresa, no qual de acordo com o decreto, deverá revisar o estatuto e regimento interno, elaborar estudo detalhado do atual quadro de empregados e apresentar relatórios a cada dois meses ao prefeito com sugestões de medidas para aprimorar a gestão.

Segundo a Prefeitura, a comissão vai garantir total transparência e otimização da Emusa.

“A reforma e modernização da Emusa decorrem da necessidade de uma administração pública com atuação cada vez mais eficiente, gestão moderna e sempre com o objetivo de atender integralmente ao interesse público. É dever do poder público enfrentar e superar desafios, além de atualizar e modernizar a sua atuação com frequência. A meta é ter maior capacidade técnica e administrativa capaz de satisfazer as novas demandas de forma eficiente e eficaz. Neste contexto, se enquadram as obras do Plano Niterói 450”, diz o comunicado da Prefeitura.

Criada em 1987, a Emusa é responsável por planejar, projetar e executar todas as obras públicas de Niterói.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?