Categorias
NOVIDADES

Prefeitura vai intensificar policiamento em Pendotiba

policia faz reunião para entrar no morro São JoãoO alto índice de violência na região de Pendotiba está causando grande preocupação nas autoridades de segurança pública do município e alterando diretamente no cotidiano dos moradores do bairro. Por causa disso, a Prefeitura de Niterói anunciou a expansão do projeto do “Patrulha Escolar”, na localidade e o aumento de mais 50 PMs do convênio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) para atuarem exclusivamente naquela área.

“Aquela região vive uma situação inaceitável do ponto de vista da segurança pública, há um problema de domínio de território. Pendotiba precisa de ações emergenciais e de muita firmeza . É inadmissível termos ali um quadro de domínio de território. É preciso uma grande mobilização  na região, uma mobilização social, de paz, para combatermos a violência. Essa reunião será um marco no processo de recuperação de Pendotiba e a participação de todos vai fazer a diferença”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves, que ainda declarou que vai voltar a conversar com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para a implantação de um plano específico de segurança pública para Niterói.

“Vamos buscar um diálogo com o secretário Beltrame e pedir a implantação de um plano específico para Niterói para os próximos quatro anos, que não seja apenas situações emergenciais. Estamos mantendo parcerias extraordinárias e sólidas com os governos federal e estadual na área de obras, da saúde, infraestrutura e queremos também essa integração na área de segurança pública”, afirmou.

Mais reforço –  O coronel do 12º BPM de Niterói, Wolney Dias, também apresentou medidas a serem adotadas pela corporação para a região. Entre elas, o reforço do efetivo nos DPOs (Destacamento de Policiamento Ostensivo) de Maria Paula e Vila Progresso, a implantação de comboios do 4º CPA na área, o reforço de PMs do RAS e o redirecionamento de policiais do Proeis para as escolas, além de operações conjuntas entre os batalhões de Niterói e São Gonçalo. O oficial afirmou ainda que será criada uma agenda permanente de discussão com a população local para a apresentação de resultados.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel André Luiz Belloni, afirmou que um carro do batalhão ficará baseado 24 horas por dia na região circulando por várias ruas e também deslocou três motocicletas para fazerem ronda na área de Pendotiba.

O prefeito determinou ainda que a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) intensifique sua presença na região, realizando operações de podas de árvore, reforço na iluminação pública e nos serviços de tapa buraco.