fbpx
Acesse nossas Mídias
fiscalizacao-motos

Notícias

Prefeitura de Niterói já fiscalizou mais de 500 motos em um mês

Compartilhe

As blitz contra motos barulhentas da Prefeitura de Niterói tem como base a Lei Municipal 3.661/2021, de autoria do vereador Leandro Portugal.

A Prefeitura de Niterói realizou, na noite desta quinta-feira (20), mais uma ação integrada para a fiscalização de motos barulhentas.

Comandada pela NitTrans, e operacionalizada pelos agentes de trânsito do órgão, a atividade tem o apoio da Guarda Municipal da Secretaria de Ordem Pública, do 12º Batalhão da Polícia Militar e do Programa Segurança Presente.

A ação abordou 59 motos no bairro do Ingá, somando 529 desde o início, em fevereiro.

A operação desta quinta-feira aconteceu na Rua Dr. Paulo Alves, no Ingá. Em pouco mais de 1 hora, 59 motocicletas foram inspecionadas com 15 motociclistas autuados por infrações diversas.

Desse total, 2 motos foram apreendidas por alteração de características (cano de descarga).

Durante a ação, os agentes da NitTrans verificam adulterações nos escapamentos, responsáveis por aumentar o volume do som emitido pelos veículos, causando transtornos à população.

Durante a operação, foram checados documentos, uso de capacete, calçados adequados e possíveis alterações estruturais nas motos.

A operação contra motos barulhentas começou no dia 18 de fevereiro e já contabiliza 529 motos fiscalizadas, com 13 apreendidas, 89 autuações diversas sendo 21 por alteração de características.

Durante as ações, 12 motos foram regularizadas no local e os condutores notificados pela infração. A medida reforça o caráter educativo da operação, além de garantir o cumprimento das normas de trânsito. Os condutores notificados têm o direito de apresentar defesa ou recurso junto ao Detran dentro dos prazos estabelecidos, conforme previsto na legislação vigente.

A blitz contra motos barulhentas da Prefeitura de Niterói tem como base a Lei Municipal 3.661/2021, de autoria do vereador Leandro Portugal, que autoriza o Poder Executivo a coibir a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamentos de veículos fora das normas estabelecidas.

Circular com motos com escapamento aberto ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Foto: Rodrigo Kastrup

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?