Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Portais de Segurança começam a atuar em Niterói

Foi inaugurada ontem a operação dos Portais de Segurança implementados pela Prefeitura de Niterói. O sistema de cercamento eletrônico usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos foram instalados nas estradas, saídas e principais vias da cidade e ainda contam com mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que transmitem imagens do município 24 horas por dia.

Os Portais de Segurança emitem alerta do veículo para a polícia rastrear e interceptar. As novas câmeras são acompanhadas por agentes do Cisp e cada vez que um veículo suspeito for identificado pelas câmeras do cercamento eletrônico um alerta soará no Cisp. Após o primeiro contato, as outras câmeras do Centro Integrado de Segurança entrarão no percurso auxiliando na abordagem. A unidade policial mais próxima é acionada para que seja feito o cerco e interceptação do veículo.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirma que a cidade passa a ser a primeira do Estado a ter cercamento eletrônico inteligente e integrado à segurança.

“O Portal de Segurança é uma evolução do sistema de monitoramento de Niterói, que nesses anos recentes tem contribuído muito no combate à criminalidade e no apoio às forças policiais. Agora, com a inteligência artificial podendo identificar a movimentação de veículos suspeitos em diversos pontos da cidade, eu não tenho dúvida de que a polícia terá uma ferramenta indispensável de inteligência no enfrentamento à criminalidade em Niterói. Os portais de segurança fazem parte desse conjunto de ações que estamos implementando na cidade com o objetivo de ajudar no combate à violência. Já havíamos disponibilizado o Cisp, aumentado o efetivo da Guarda Municipal e reforçado o policiamento na cidade por meio do Proeis, financiado integralmente pela Prefeitura. Graças a isso, vários casos já foram elucidados pelas polícias utilizando nossas câmeras”, conta Rodrigo Neves.

Os Portais de Segurança disponibilizam ainda registro de ocorrência por meio do cruzamento de dados com arquivos da polícia, como data, local, características do veículo e circunstâncias do delito. O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Niterói, coronel Paulo Henrique de Moraes, completou que além das placas dos veículos o sistema poderá identificar nomes ou dizeres em adesivos para a elaboração de um cerco preciso.

Realizamos diversos testes antes do início da operação. Toda a equipe já está treinada e pronta para acompanhar tudo o que envolve o sistema. O cercamento já foi adotado com sucesso em outras cidades do país. Em Vitória, por exemplo, o número de crimes foi reduzido pela metade nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado”, finaliza Moraes.

Cisp

Desde a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em 2015, a unidade já registrou cerca de 40 mil acionamentos nas mais diversas áreas. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, sendo R$ 3 milhões do Governo Federal, a unidade conta com câmeras fixas e móveis. 

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>