Categorias

TEATRO Pedro Malazarte e a Arara Gigante – Teatro Popular

Serviço:
“Pedro Malazarte e Arara Gigante” – com Luísa Arraes, George Sauma e João Pedro Zappa
Data: Todo sábado e domingo do mês de julho
Horário: 16h
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Avenida Jornalista Rogério Coelho Neto s/n – Centro, Niterói (ao lado das barcas e atrás do Terminal Rodoviário João Goulart)
Telefone: (21) 2613-2734 / 2621-5104
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

pm_imagem_oi-728x444

Partindo de um texto de fácil compreensão e tendo como personagem principal, o folclórico e consagrado pelas brincadeiras malandras, Pedro Malazarte, a trama discute temas como a relatividade (“pouco é muito pra quem não tem nada”), a ética ( “contar ou não uma mentira”) e a diferença de raciocínio entre as crianças do campo e da cidade. A trilha original composta por Rico Vianna com letras do próprio Jorge Furtado, será executada pelos próprios atores, acompanhados do instrumentista André Singaud.

A narrativa se inicia, a partir do personagem Janota que ao sofrer um acidente de carro, recebe ajuda de Berenice e Pedro, que por sua vez, tenta usar de sua sagacidade para tentar acompanhar o modo de pensar de Janota, uma pessoa da cidade.

O espetáculo que entre uma de suas vertentes, carrega o humor, tem como ponto alto o personagem “Pedro Malazarte”, que consegue arrancar gargalhadas mesmo diante de situações banais, simples e inocentes. “Pedro Malazarte é um personagem que tem uma brasilidade bem forte e está na nossa memória afetiva. Uma espécie de João Grilo, de Suassuna, ou de um Arlequim, da commedia dell’Arte”, compara Debora Lamm, diretora da peça.

Conhecido por seu trabalho como diretor de cinema (“Ilha das Flores”, “Meu tio matou um cara”) e de televisão (“Doce de mãe”, “Ó paí ó”), Jorge Furtado recebeu três indicações e o Prêmio Tibicuera 2007 de melhor texto de teatro infantil em Porto Alegre.