Categorias
NOVIDADES

TEATRO Orquestra Sinfônica Aprendiz se apresenta em recepção ao Ministro da Cultura

1604_flyerServiço

Orquestra Aprendiz no Teatro Municipal – Abertura da Recepção ao Ministro da Cultura
Dia: Quinta-Feira, 06 de agosto de 2015
Horário: 15h
Classificação etária: livre

Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) se apresenta no Teatro Municipal de Niterói na quinta-feira, dia 06 de agosto de 2015, às 15h, na abertura da recepção ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Sob a regência do maestro Evandro Rodrigues, os músicos trazem para a ocasião um repertório composto pelo Hino Nacional e por mais duas obras clássicas.

O ministro da cultura, Juca Ferreira, estará em Niterói para assinar o Sistema Municipal de Cultura. A agenda do ministro prevê ainda um encontro com artistas locais para falar sobre a política do MinC e uma visita às obras do MAC. O MinC liberou uma verba de 750 mil reais para a instalação da plataforma/elevador para o subsolo do museu e também para impermeabilização do teto do MAC.

Novas perspectivas para jovens

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) contempla com aulas de instrumentos, prática de conjunto e teoria musical os jovens interessados em dar prosseguimento aos estudos de música, iniciados nas escolas públicas municipais atendidas pelo Programa.

O repertório estudado na OSA presta-se, além da realização de obras tradicionais orquestrais, também ao desenvolvimento de habilidades nos instrumentos e de prática de conjunto, ao conhecimento dos diferentes estilos musicais e informações a respeito da historicidade de obras e autores.

Hoje, a cidade de Niterói conta com uma orquestra de jovens que tem atuado em seu cenário cultural em diversas oportunidades, levando ao público apresentações em espaços tradicionais para música de concerto (Teatro Municipal, Sala de Cultura Leila Diniz, Solar do Jambeiro, Centro de Arte da UFF etc), bem como em escolas e praças públicas. A agenda de concertos da Orquestra Sinfônica Aprendiz é parte fundamental da estratégia do Programa de expandir a contrapartida social para além de alunos e de seus familiares, para além dos muros das escolas.

O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz – Música na Escola iniciou suas atividades em Niterói em 2001, como uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, da Fundação de Arte de Niterói-FAN e da Fundação Municipal de Educação. Em 2011, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), sob supervisão da FAN, passou a ser responsável pela gestão do Programa, que vem dando ótimos frutos e representa uma grande oportunidade para crianças da rede municipal de ensino.

A partir de 2014, o Programa Aprendiz estendeu suas ações para mais escolas da rede municipal: os alunos interessados podem inscrever-se em aulas de violão, cavaquinho, canto e percussão, além das aulas de violino, viola, violoncelo e iniciação musical.