Categorias
NOVIDADES

Niterói promove nova etapa de vacinação a partir desse final de semana

Neste sábado, 18, e até o próximo dia 24 de agosto, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói participará da Campanha Nacional de Multivacinação. Os pais deverão levar todas as crianças de zero a quatro anos a uma unidade de saúde mais próxima de casa, portando o cartão de vacinas para que seja avaliada a necessidade de atualização da vacinação. A partir desse ano, o evento contra a Poliomielite, com vacina de gotinha, passou a ser realizado em apenas uma etapa anual, que aconteceu no último mês de junho.

Excepcionalmente neste sábado, todas as unidades de saúde que possuem salas de vacinas (unidades básicas, policlínicas regionais e comunitárias, e módulos do Programa Médico de Família) estarão funcionando das 8 às 17 horas, para atender à população.

Outras novidades serão a introdução gradativa de duas novas vacinas, principalmente para as crianças que estão iniciando o esquema básico de vacinação. Uma delas é a vacina Pentavalente, que engloba a vacina Tetravalente (contra difteria, coqueluche, tétano e hemófilus influenza do tipo B) e a vacina contra a hepatite B. A outra é a Vacina Inativada Contra a Pólio (VIP), injetável, que substituirá algumas doses da Vacina Oral Contra a Pólio. Nesse caso estarão disponíveis nas unidades de saúde os dois tipos de vacina, oral e injetável, e a definição sobre qual deverá ser usada será feita pelo profissional da sala de vacinas, seguindo critérios técnicos indicados pelo Ministério da Saúde (MS).