Categorias
NOVIDADES

EVENTO Niterói irá debater violência sexual e direitos da mulher no próximo dia 30

O Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), órgão ligado à Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Taturana Mobilização Social, a CODIM – Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói e o Memorial Roberto Silveira, exibe no próximo dia 30 de setembro o documentário “India’s Daughter (Filha da Índia)”, de Leslee Udwin. O evento, com entrada gratuita, acontece no Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense.

A produção, que foi banida da Índia, conta a história e as consequências de uma das mais brutais e chocantes violências sexuais cometidas na história do país – o caso da estudante de medicina, Jyoti Singh, de 23 anos de idade. Jyoti foi brutalmente estuprada por cinco homens e um menino dentro de um ônibus que viajava pelas ruas de Nova Déli. Sua história foi notícia no mundo inteiro e causou uma onda de protestos sem precedentes na Índia e deu início a uma discussão sobre violência sexual e direitos das mulheres em diversos países.

No meio da narrativa se entrelaçam as histórias de vida, valores e mentalidades dos estupradores através de entrevistas exclusivas. O documentário analisa a sociedade e os valores que geram atos tão violentos, e faz um apelo otimista e apaixonado para uma mudança histórica na sociedade indiana. O filme gerou comoção internacional, não só pelo crime hediondo, como pelas declarações de Mukesh Singh, um dos responsáveis pelo estupro, que culpabiliza a vítima pela violação.

O filme, que chega ao Brasil por meio da ONG Plan International, é uma co-produção com a BBC, sendo parte das ações da iniciativa #QuantoCusta, da campanha #PorSerMenina. O objetivo é promover e qualificar o debate sobre esse tipo de crime, que é considerado um dos menos notificados no Brasil, apesar de a lei tratá-lo como hediondo.

Após a sessão, haverá debate sobre violência sexual e direito das mulheres com a presença de Marcilene Souto, Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói; da Prof. Dra. Rita Freitas, da Escola de Serviço Social da UFF e de Mônica Souza, da Plan International Brasil.

SERVIÇOS

India`s Daughter

Data: 30 de setembro

Local: Memorial Roberto Silveira – Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n°, centro, Niterói (no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart). Tel: 2729-1902

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=YROBVxk17cM

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/705648449566322/

Plan International Brasil: https://plan.org.br/

Cartilha “Quanto custa a violência sexual contra meninas:  https://plan.org.br/news/2015-09-16-quanto-custa ou   https://plan.org.br/sites/files/plan/field/field_publication_files/cartilha_digital_v1.pdf

(Haverá certificado de participação para alunos e alunas do ensino médio e universitário)