Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Niterói Encontros com África

Serviço
Data: 7 a 17 de Abril
Local: Teatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ)
Telefone:(21) 2620-1624
entrada gratuita sujeita a lotação

Mostra de cultura africana e sua diversidade, Encontros com África traz para a cidade palestras, dança, teatro e música. Todos os artistas participam generosamente, sem receber cachê do município, e todas as apresentações são gratuitas O projeto Encontros com África pretende estreitar os laços entre Niterói e as diversas culturas africanas, presentes na nossa história e em nosso cotidiano.

13 de abril, quarta 18h30 – Cia de Arte e Expressão Corporal Muanza Mesú (em frente ao Teatro)

19h – Fórum Cultura Angolana: literatura, artes visuais e música – Fundação Sindika Dokolo • A Migração fractal do provérbio – da escrita, das artes e da arquitetura. Com Abreu Paxe, professor e poeta angolano. • Música popular angolana. Com Jomo Fortunato, professor de literatura. • Trajetória da Fundação Sindika Dokolo 10 anos. Com Marita Silva, arquiteta e urbanista e diretora da Fundação Sindika Dokolo.

14 de abril, quinta 19h – Elinga Teatro, peça “Laços de Sangue” O Elinga já se apresentou em países de três continentes, entre eles Angola, Moçambique, São Tomé, Cabo Verde, Portugal, Espanha, Itália e Brasil – onde participou do Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa – Festlip. A peça “Laços de Sangue” aborda a segregação racial na África do Sul durante o Apartheid.

15 de abril, sexta 19h – Show musical de Ndaka Yo Wiñi, com participação da cantora Anabela Aya O músico Ndaka Yo Wiñi (que significa “A voz do povo”, em umbundo, sua língua natal) possui repertório que reflete suas pesquisas sobre música popular angolana e africana em geral. Recebe a jovem e talentosa Anabela Aya, intérprete de afro-jazz, para uma participação especial.

16 de abril, sábado 20h – Show musical de Gabriel Tchiema, com participação da cantora Anabela Aya O cantor e compositor Gabriel Tchiema, um dos mais populares artistas angolanos, recebeu o Prêmio Nacional de Cultura e Artes em 2014. Recebe a jovem e talentosa Anabela Aya, intérprete de afro-jazz, para uma participação especial. 17 de abril, domingo 17h – Encerrando esta série de Encontros com África, os Djs sul-africanos Kenzhero e Tha_Muzik, do grupo Obrigado, fazem a abertura do show do rapper Emicida. Gratuito, na área externa do Teatro Popular Oscar Niemeyer.