Categorias
NOVIDADES

CULTURA Niterói abre simpósio sobre a Copa do Mundo

nitcopNiterói fora da Copa do Mundo? Só dentro de campo! Quem pensa que por não receber jogos ou delegações das seleções participantes, a cidade não estará atenta ao mundial do Brasil, está enganado. Nos próximos dias 5 e 6 de maio, o município apresentará o simpósio “Copa 2014, Niterói Pensando o futebol” que contará com personalidades do Mundo Esportivo, entre jornalistas, comentaristas, atletas, técnicos, gestores e cineastas, além de estudantes. O evento acontecerá no H Niterói Hotel (Rua Dr. Paulo Alves, 14, Ingá), das 09h às 20h nos dois dias.

Durante o evento, serão abordados, entre outros assuntos, “A Ditadura Militar e as Copas do Mundo”, “O racismo no esporte” e “A violência nos estádios”. No total, serão oito mesas de debates com os seguintes temas: “Jogador de futebol profissional é trabalhador?”; “A Ética entre técnicos, jogadores e árbitros”; “Futebologia- Cuidamos dos nossos atletas? Pensando a prevenção da Saúde no Esporte”, “A Ditadura militar e as copas do Mundo”, “Os bastidores do futebol”, “O racismo no futebol: como acabar com este mal?”, “Os impactos socioambientais nos grandes eventos esportivos”, “ O Futebol feminino”, “A Violência nos estádios”.

Entre os palestrantes, o encontro terá a presença do jogador uruguaio Alcides Ghiggia, que fez o gol, em 1950, em pleno Maracanã, tirando o que seria o primeiro título do Brasil em Copas; além da escritora indígena, Eliana Potiguara, defensora da Aldeia Maracanã e a escritora e pesquisadora, Ana Paula da Silva, autora do livro “Pelé e o complexo de vira-lata”. Durante o simpósio, haverá ainda uma bela exposição de imagens de várias copas do mundo, de autoria do fotógrafo Alcyr Cavalcanti.

Foram convidados, entre outras autoridades, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e o Secretário municipal de Esportes, Bruno Souza.

Programação – No início do evento, será exibido o trailer do filme “Maracanã – La História Secreta”, baseado no livro do escritor uruguaio Atílio Garrido, que foi lançado durante o Festival Internacional de Punta Del Leste. Na ocasião, será exibido também o curta “Copa do Mundo da FIFA 2014 – Sem baianas do Acarajé”, com a presença do cineasta Carlos Pronzato.
No final, serão homenageados os jogadores campeões do Mundo nascidos e moradores em Niterói: Gerson, Leonardo, Altair, Jairzinho, Roberto Miranda e Orlando Peçanha.

O Simpósio é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes, e com o apoio do H Niterói Hotel.

A entrada será franca. As inscrições devem ser feitas através do site: www.niteroipensandoofutebol.com.br ou diretamente na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ, que fica na Rua Saldanha Marinho, nº 219/ sobrado, no Centro de Niterói. Telefone: (21) 2620-8295.