Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Cultura

Niterói abre simpósio sobre a Copa do Mundo

Compartilhe

nitcopNiterói fora da Copa do Mundo? Só dentro de campo! Quem pensa que por não receber jogos ou delegações das seleções participantes, a cidade não estará atenta ao mundial do Brasil, está enganado. Nos próximos dias 5 e 6 de maio, o município apresentará o simpósio “Copa 2014, Niterói Pensando o futebol” que contará com personalidades do Mundo Esportivo, entre jornalistas, comentaristas, atletas, técnicos, gestores e cineastas, além de estudantes. O evento acontecerá no H Niterói Hotel (Rua Dr. Paulo Alves, 14, Ingá), das 09h às 20h nos dois dias.

Durante o evento, serão abordados, entre outros assuntos, “A Ditadura Militar e as Copas do Mundo”, “O racismo no esporte” e “A violência nos estádios”. No total, serão oito mesas de debates com os seguintes temas: “Jogador de futebol profissional é trabalhador?”; “A Ética entre técnicos, jogadores e árbitros”; “Futebologia- Cuidamos dos nossos atletas? Pensando a prevenção da Saúde no Esporte”, “A Ditadura militar e as copas do Mundo”, “Os bastidores do futebol”, “O racismo no futebol: como acabar com este mal?”, “Os impactos socioambientais nos grandes eventos esportivos”, “ O Futebol feminino”, “A Violência nos estádios”.

Entre os palestrantes, o encontro terá a presença do jogador uruguaio Alcides Ghiggia, que fez o gol, em 1950, em pleno Maracanã, tirando o que seria o primeiro título do Brasil em Copas; além da escritora indígena, Eliana Potiguara, defensora da Aldeia Maracanã e a escritora e pesquisadora, Ana Paula da Silva, autora do livro “Pelé e o complexo de vira-lata”. Durante o simpósio, haverá ainda uma bela exposição de imagens de várias copas do mundo, de autoria do fotógrafo Alcyr Cavalcanti.

Foram convidados, entre outras autoridades, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves e o Secretário municipal de Esportes, Bruno Souza.

Programação – No início do evento, será exibido o trailer do filme “Maracanã – La História Secreta”, baseado no livro do escritor uruguaio Atílio Garrido, que foi lançado durante o Festival Internacional de Punta Del Leste. Na ocasião, será exibido também o curta “Copa do Mundo da FIFA 2014 – Sem baianas do Acarajé”, com a presença do cineasta Carlos Pronzato.
No final, serão homenageados os jogadores campeões do Mundo nascidos e moradores em Niterói: Gerson, Leonardo, Altair, Jairzinho, Roberto Miranda e Orlando Peçanha.

O Simpósio é uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes, e com o apoio do H Niterói Hotel.

A entrada será franca. As inscrições devem ser feitas através do site: www.niteroipensandoofutebol.com.br ou diretamente na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do RJ, que fica na Rua Saldanha Marinho, nº 219/ sobrado, no Centro de Niterói. Telefone: (21) 2620-8295.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cultura

  • Agenda

    MAC e Museu Janete Costa reabrem para o público neste sábado

    Por

    CompartilheA Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas/FAN, reabre neste sábado (08), para o...

  • Cultura

    Museu Janete Costa de Arte Popular com atrações virtuais

    Por

    CompartilheO Museu Janete Costa de Arte Popular oferece até 30 de abril uma divertida programação online....

  • Cultura

    Projeto de restauração do Cinema Icaraí aprovado

    Por

    Compartilhe O Conselho de Patrimonio Cultural de Niterói aprovou o projeto de restauração do Cinema Icaraí....

  • Agenda

    Oficina Social de Teatro apresenta a comédia “A irmandade das almas”

    Por

    CompartilheA Oficina Social de Teatro apresenta “A irmandade das almas”,espetáculo adaptado de alguns textos de Martins Penna. No dia da festade finados uma confusão acontece com vários núcleos da sociedadecarioca. Um homem que tira proveito dos mortos; uma moça se envolve com os problemas do namorado, que é coveiro; uma noviça que quer largar oconvento; três beatas fofoqueiras. Mantendo viva nessa encenação acomédia de costumes que foi introduzida por Martins Penna no cenárioteatral brasileiro, “A irmandade das almas” é uma comédia pra todafamília, que faz pensar sobre o lugar da mulher na sociedade, além dahipocrisia social. “Com este espetáculo, buscamos trazer sempre para a atualidade essegrande autor que foi Martins Penna que, com sua comédia de costumes,valorizou o teatro brasileiro. Como não queria escolher uma única obradesse autor utilizamos alguns textos para a montagem de uma outradramaturgia, mas respeitando os personagens de suas obras”, explica adiretora Erika Ferreira. Para este espetáculo, a OST fará uma grande campanha de formação deplateia através da oferta de ingressos gratuitos para estudantes darede pública de ensino de Niterói e pessoas ligadas a ONGs einstituições de caridade em geral. “Temos como fator prioritáriodiscutir temas que são importantes à sociedade, tendo no palco umaexcelente arma favorável à reflexão. Ao oferecer boa parte de seusingressos, a OST cumpre com um de seus pilares de missão que éoferecer teatro de qualidade a todos colaborando, com isso, comformação de uma sociedade mais justa e igualitária”, diz JoséGeraldo Demezio. SERVIÇO: 14 de dezembro de 2019 – 11h Classificação etária: Livre Duração média: 60 minutos Local: Sede da OST – Rua Saldanha Marinho, 14 – Centro – Niterói/RJ Ingressos: GRÁTIS Informações: (21) 2721-0468 REALIZAÇÃO: OFICINA SOCIAL DE TEATRO Link: http://www.ofsocialdeteatro.com/ Compartilhe

  • Cultura

    Mais uma operação do Procon nos mercados de Niterói

    Por

    CompartilheO Procon Estadual fiscalizou, na última segunda-feira (01/04), cinco estabelecimentos em Niterói e Maricá a pedido...

Topo