Categorias

EVENTOS Museu do Ingá abre portas para arte de crianças 

O Museu do Ingá recebe, nessa sexta-feira (28) e no sábado, a exposição “Mandala: Nature in Harmony”, em Niterói (RJ). Dedicado à história política e artística fluminense, o espaço agora abre as portas para mostrar o olhar das crianças sobre a natureza a ser preservada. Os trabalhos foram criados por alunos da Infanzia Educação Infantil e Fundamental.

São cerca de 50 releituras de obras de arte contemporâneas, entre pinturas, esculturas e instalações. Parte grande do projeto utilizou tintas naturais, produzidas na própria escola com as crianças, a partir de especiarias e frutas. A exposição reúne mandalas de diferentes materiais, sempre criadas com elementos da natureza.

“É a terceira exposição que organizamos em espaços culturais, fazendo algo com que todos os grupos se comuniquem, embora trabalhando separados no processo criativo. Símbolo da união, a mandala percorreu as turmas, resultando em uma mostra mais harmônica que as anteriores”, diz Karla Righetto, uma das diretoras da Infanzia.

De acordo com ela, a montagem da nova exposição reforça o conceito da instituição de que a produção dos pequenos deve ser compartilhada com o público. O exemplo vem da pequena cidade italiana de Reggio Emilia, reconhecida pelas propostas educacionais adotadas desde o pós-guerra.

Grátis, “Mandala: Nature in Harmony” pode ser visitada das 12h às 17h, no Museu do Ingá, que fica na Rua Presidente Pedreira, 78.