fbpx
Acesse nossas Mídias
“DENGUE”
edmundo-no-vasco

Esportes

Mundo Esportivo – 28/03/12

Compartilhe

Ah, é Edmundo!
Hoje, 28 de março, encerra-se a carreira de um dos mais polêmicos jogadores que o futebol brasileiro já produziu em sua história. Com a camisa do Vasco, clube onde conquistou suas maiores glórias, Edmundo se despedirá do esporte em um amistoso diante do Barcelona de Guayaquil, em São Januário.

Besta ou bestial? Amado ou odiado? O fato é que para se falar de Edmundo, temos que partir de uma premissa: sim, Edmundo foi craque! Criticado a carreira inteira por suas atitudes intempestivas dentro e, principalmente, fora de campo, como jogador, ele também fez coisas que somente um denominado gênio faria. Talvez, se conseguisse unir o seu ímpeto de vencer com equilíbrio emocional, seria tratado hoje como um dos maiores jogadores da história.

Nascido em Niterói, o “Animal” – apelido dado pelo histórico narrador Osmar Santos – na época em que Edmundo brilhava pelo Palmeiras, não termina sua carreira como um exemplo a ser seguido, no entanto, sua passagem tem que ser – e será – marcada para a história. Outros clubes poderiam começar a fazer o mesmo, já que se a história pode ser contada, melhor ainda é ser vivida.

Clubes x Federações
Com a saída de Ricardo Teixeira do Comando da CBF, um imbróglio no futebol brasileiro precisa ser sanado rapidamente. Liderados por Atlético-MG, Grêmio e Santos, alguns dos principais clubes brasileiros querem diminuir o poder das federações estaduais e da própria CBF. A ideia é realizar um encontro com dirigentes dos times que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, para discutir um novo modelo para o futebol nacional. Na pauta, uma reformulação do calendário e possível enxugamento dos Campeonatos Estaduais, além da criação de uma Liga Nacional de Clubes. O principal problema enfrentado por esse novo movimento é que logo Corinthians e Flamengo, times mais populares do Brasil, por enquanto, são contra e não devem participar.

Super-Therezinha
Aos 49 anos, a nossa ciclista niteroiense Therezinha Mendonça terminou na segunda colocação na 1ª etapa do Estadual de Maratona Mountain Bike, disputada em Santa Maria Madalena, na última semana. A atleta percorreu 60 km em quatro horas. Campeã de cross country, ano passado, ela agora se prepara para tentar conquistar o mundial, que acontece em Florianópolis. Força!

Campeão!
Com vários atletas de Niterói, o Brasil sagrou-se campeão do Campeonato Pan-Americano de Basquete, da categoria 60 anos, realizado, na semana passada, em Puerto Montt, no Chile. O Brasil derrotou o Panamá na grande final, conquistando o título de maneira invicta. Dentre nossos representantes estiveram nomes como dos lendários Luiz Felipe Reys e Sérgio Vinagre. Parabéns!

Vai começar!
O Circuito da Associação de Surf de Niterói (ASN) 2012 vai começar. Nesta temporada, o calendário contará com três etapas. A primeira delas acontece nos dias 26 e 27 de maio na Praia de Itacoatiara.

Neste ano uma novidade promete animar ainda mais nossos surfistas a caírem na água: o grande campeão da categoria Pro/Am faturará uma passagem para a Indonésia, um dos picos mais almejados do surfe mundial. Já os campeões das categorias Open Interno (locais), Sênior (acima de 28) e Master (acima de 35) ganham passagens para o Peru.

Obrigado, Chico!
Não podemos terminar sem fazer uma singela homenagem ao grande Chico Anysio. Como esta é uma coluna de esportes, podemos lembrar que Chico, um declarado amante do futebol, também era um grande cronista esportivo e um amplo entendedor da história do esporte. Vascaíno de coração, também torcia pelo Palmeiras, em São Paulo, Chico, entretanto, não cansava de elogiar os times do América e do Flamengo, das décadas de 50. Como humorista, um de seus personagens mais marcantes foi o “craque” “Coalhada”, que apesar de não ter feito um gol sequer na vida, tinha mais história que a maioria dos craques mundiais! Obrigado, mestre Chico Anysio


Compartilhe
Continuar Lendo

Mais Esportes

Topo
Precisa de ajuda?