Categorias
NOVIDADES

Instituto Vital Brazil oferece qualificação gratuita

O Instituto Vital Brazil, lançou o projeto “Promotores da Vida”, este ano. A iniciativa tem como objetivo beneficiar 720 pessoas nos municípios de Niterói, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. Os cursos oferecidos são auxiliar técnico de biotério, auxiliar técnico de laboratório, auxiliar técnico de controle de pragas urbanas, auxiliar técnico de jardinagem e paisagismo e monitor ambiental em saúde. Os cursos gratuitos terão turmas entre 20 e 30 alunos e inscrições permanentes.

Como são cursos de qualificação, 60% das aulas serão práticas. Ao final das aulas, 20% dos alunos, aqueles que se destacarem, receberão uma bolsa para fazer estágio nas instituições parceiras do projeto.

“O objetivo é qualificar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e trazê-las para o mercado de trabalho. Dentro do projeto, existe um estudo de empresas do entorno que poderão absorver essa mão de obra, bem como da necessidade delas para a escolha dos cursos”, disse o diretor-executivo do projeto, Cláudio Maurício.

Podem participar pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental. Para se inscrever, é preciso estar desempregado, ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Duração – As inscrições podem ser feitas no site http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida. As aulas acontecem diariamente, em dois turnos (manhã, das 8h às 12h e tarde, das 13h às 17h), com duração média de três meses. São dois ciclos de cursos por ano.

Além do instituto, outros três polos estarão aptos a ministrar aulas: o Centro de Integração da Petrobras (em São Gonçalo), a sede do projeto (Campus Vital Brazil em Tanguá), Escola Agrícola de Magé (Magé) e Fazenda Vital Brazil (Cachoeiras de Macacu). Mais informações podem ser obtidas com a Ouvidoria do Instituto Vital Brazil, pelo telefone 0800 022 1036.