Categorias
NOVIDADES

Inea inicia retirada de embarcações encalhadas no Canal de São Lourenço

canal_sao_lourenco1Junto ao secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, o prefeito Rodrigo Neves esteve na última quarta-feira, 21, no canal de São Lourenço, no Barreto, para mais uma operação de retirada de embarcações encalhadas. A ação, comandada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), tem o objetivo de recuperar o meio ambiental do local, removendo as sucatas que prejudicam o tráfego marítimo e causam poluição.

Ao todo, o Inea está retirando 53 embarcações do canal. Até momento, 20 já foram removidas e o trabalho deverá ser concluído em 40 dias. Após isso, com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano) e do Ministério da Pesca e Aquicultura, que somam R$ 15 milhões, será feita a dragagem de uma área de 100 mil metros cúbicos. O material retirado dos barcos será levado a leilões públicos.canal_sao_lourenco

O secretário Carlos Minc afirmou que as ações no canal de São Lourenço integram o compromisso olímpico de recuperar 80% da Baía de Guanabara até 2016.

“Essa ação no canal é um ponto de recuperação ambiental da Baía de Guanabara. É um compromisso olímpico do Brasil. Aqui temos lodo contaminado, os barcos têm óleo, não é nada bom para o ambiente, para a pesca e a circulação. A retirada das embarcações vai abrir caminho para uma grande dragagem que deverá começar em dois ou três meses e vai recuperar a área para a navegação”, explicou.

Fotos: Luciana Carneiro