fbpx
Acesse nossas Mídias
794487d5-514e-4be2-ae87-7b96d7155ea8

Notícias

Hospital Universitário Antônio Pedro inaugura novo espaço de Medicina Nuclear

Compartilhe

O Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), inaugurou o novo espaço de Medicina Nuclear.

O ato marcou a conclusão das obras de adequação, que tiveram investimentos de R$ 68 mil, do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), e a instalação de câmara de cintilografia, fruto de doação da AIEA, da parceria com a UFF e apoio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A câmara de cintilografia obtém imagens detalhadas e de alta qualidade do interior do corpo humano e auxilia no diagnóstico de diversas doenças e na escolha do tratamento mais adequado.

O diretor geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, destacou o importante papel de instituições como o Huap na implementação da iniciativa “Rays of Hope”.

Com o apoio da AIEA, estas instituições poderão disponibilizar para a população brasileira tecnologias que permitam ampliar a qualidade, velocidade e cobertura do diagnóstico e tratamento do câncer no país.

Por sua vez, servirão também de fonte de conhecimento e treinamento para a transferência dessa tecnologia para outros países da América Latina e Caribe e outras regiões como a África.

Aumento de 100% no número de exames realizados

Segundo o chefe da Medicina Nuclear, Claudio Tinoco Mesquita, o equipamento doado permitiu atender mais 1.323 pacientes no período de 11 meses.

Passaram de 1.317 procedimentos com o equipamento antigo para 2.640 procedimentos com o novo.

Presenças

Também estiveram presentes para a inauguração, no auditório Aloysio de Paula, a representante permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica, embaixadora Claudia Vieira dos Santos; a secretária de Saúde de Niterói, Anamaria Schneider; e o superintendente geral do Complexo Hospitalar da UFRJ, Amâncio Paulino de Carvalho.

Linha do tempo

O Serviço de Medicina Nuclear do Huap foi inaugurado em 2011 com verbas da Finep. Em 2016, com a adesão a Ebserh foram realizadas melhorias no setor e contratação de funcionários por concurso público.

Em 2021, houve a doação formal do novo equipamento pela IAEA. Em 2023, foram realizadas as obras de adequação do novo espaço da Medicina Nuclear.

Em agosto de 2023, foi iniciado o treinamento da equipe para uso do novo equipamento. Em fevereiro de 2024, começa a residência de física médica no HUAP voltada para atenção ao câncer.

Em junho de 2024, após 11 meses de atividades, o Hospital consegue dobrar a sua capacidade de exames atendidos


Por Danielle Morais, com informações da UFF (https://www.gov.br/ebserh)

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?