ÚLTIMAS NOTÍCIAS Focos de incêndios em áreas de vegetação aumentam em Niterói
- 27, 08, 2019
- in Últimas Notícias
Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, só nos primeiros 15 dias de agosto foram recebidos 16 registros de focos de incêndios em áres de vegetação, nove a mais do que no ano passado (sete ocorrências).
De acordo com o ambientalista, Cássio Garcez, membro do conselho consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), o aumento das queimadas pode estar associado a consciência ambiental, como o ateamento indevido de fogo em capim colonial e lixo. Já que o ano apresenta índices satisfatórios de chuva.
O anuário do Corpo de Bombeiros também mostra que os indícios dos focos viam caindo. Em 2018 foram recebidos 859 registros, 28% a menos que em 2017, 1.212.
O Comandante do 3° GBM do Centro, o tenente-coronel Fábio Dutra, lembra que toda a população pode ajudar no combate aos incêndios em áreas de vegetação:
“A população pode ajudar a prevenir o fogo em mata ao evitar acender fogueiras, queimar lixo no quintal, soltar balões, jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação”, lista o comandante.