Categorias

EVENTOS Festival Orla Gastronomia agita São Francisco

1608_capaProgramação:

Sábado, dia 15/08

14h – DJ
14h15 – Apresentação da Banda Santa Cecília
15h – Início da Feira de Artesanato e produtos orgânicos
15h – Circo Caras Pintadas (itinerante)
16h – Atração gastronômica
19h30 – DJ
20h – show com a cantora francesa Valerie Lu

Domingo, dia 16/08

14h – DJ
15h – Início da Feira de Artesanato e produtos orgânicos
15h – Circo Caras Pintadas (itinerante)
16h – Atração gastronômica
17h – Apresentação da Sinfônica Ambulante (itinerante)
18h – show musical com a banda campeã do Festival de Rock Granel
20h – Apresentação do guitarrista Andy Summers (The Police) e do baixista Rodrigo Santos (Barão Vermelho)

Serviço

Festival Orla Gastronomia
Música, gastronomia, artesanato, circo
Datas: 15 e 16 de agosto
Horário: das 14h às 20h
Evento Gratuito
Local: Orla da Praia de São Francisco, em Niterói-RJ

Membro da banda The Police, Andy Summers, considerado um dos maiores guitarristas do mundo, e Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho, estarão entre as atrações do Festival Orla Gastronomia, que vai agitar o bairro de São Francisco, em Niterói (RJ), nos dias 15 e 16 de agosto, com música, circo, artesanato e gastronomia. E mais, durante o evento, que está na sua terceira edição, os estabelecimentos pertencentes ao Polo Orla do bairro vão desenvolver pratos especiais para o público e haverá uma feira com artesanato local e produtos orgânicos, com cerca de 70 expositores.

A programação cultural gratuita, nos dias 15 e 16 de agosto, terá inicio sempre às 14h, e vai contar também com intervenções circenses e shows itinerantes por toda a orla. Entre as barraquinhas de artesanato e produtos orgânicos, haverá espaços para degustação de mini porções dos grandes sucessos dos restaurantes e bares participantes.

No sábado (15), o programa se inicia ao som de DJ, seguido da apresentação do Circo Caras Pintadas; concerto com a premiada e tradicional Banda Santa Cecília; e show da cantora francesa Valerie Lu.

Já no domingo, dia 16/08, além de DJs e da trupe do Circo Caras Pintadas, o calçadão de São Francisco vai receber a banda campeã do concurso de Rock Granel; a orquestra Sinfônica Ambulante e grande show com o guitarrista Andy Summers, da banda The Police, que vai se apresentar ao lado do baixista Rodrigo Santos, do Barão Vermelho, a partir das 19h, no local. Andy e Rodrigo estarão, ainda, acompanhados por outras feras como Fernando Magalhães, também guitarrista do Barão Vermelho e Kadu Menezes, ex Kid Abelha, na bateria.

A realização é da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, em parceria com o Polo Orla.

Os Artistas

Grupo Caras Pintadas – Circo e música…

Uma das atrações itinerantes do Festival Orla Gastronomia, o Grupo Caras Pintadas iniciou sua trajetória em 2008, na cidade de Sorocaba-SP, com 4 integrantes: Anderson Martins, Rodrigo Almeida, Márcio Lima e Wagner Boy, pesquisando o teatro de rua. A primeira montagem da trupe “Cordel da Amizade”, com direção coletiva, circulou por várias cidades paulistas e também pelos Estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia. Em 2013, a atriz Maria Tereza Gandra se juntou ao grupo.

Muito divertido, o grupo faz grande sucesso com a fórmula de abranger as pessoas enquanto elas estão realizando suas atividades cotidianas. Para isso, foram criadas cenas curtas e números circenses, explorando elementos do circo e musicais.

Valerie Lu – De Paris para Niterói…

Nascida em Montmartre, cartão postal da cidade de Paris, Valerie Lu chegou ao Brasil, em 1987, onde residiu 14 anos, retornando depois para a França. Hoje, a artista vive na ponte aérea entre os dois países.

Desde pequena é amante da música. Cantora e compositora, tem o sol e arte na voz, swing no sangue e afinação nas notas. Com seu timbre aveludado, ela canta letras que trazem o amor e a felicidade de viver, nos levando ao seu mundo de muita musicalidade.

Influenciada pela levada pop de Stevie Wonder, além do Jazz, Valerie Lu tem um carinho muito especial pela MPB e vai mostrar todo o seu talento no palco do Festival Orla, no sábado, dia 15 de agosto.

Banda Santa Cecília – tradição e qualidade musical…

Criada em 22 de novembro de 1984, para apresentações em cerimônias e festas oficiais de Niterói, a Banda Municipal Santa Cecília conta com cerca de 40 componentes, muitos deles músicos niteroienses oriundos das Bandas Portuguesa, do Colégio Plínio Leite, Salesianos e Henrique Lage.

Atualmente, sob a regência do Maestro Everton Machado, a Banda conquistou o prêmio FUNARTE de Apoio a Bandas de Música, recebendo novos instrumentos e prestígio no âmbito nacional. Além de shows mensais no Teatro Municipal de Niterói, a banda promove o projeto Circuito Santa Cecília nas Escolas, que consiste em apresentações didáticas e interativas nas Escolas Municipais com a proposta de fomentar o interesse à música e a formação de plateia no município.

Sinfônica Ambulante – Música e arte livre itinerante…

Formada em março de 2011, a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, a Sinfônica Ambulante sempre quis fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão. O grupo mescla, com maestria, sons de saxofones, trompetes, trombones e flautas aos de surdos, caixas, repique etc.

Com releituras musicais próprias, o repertório do grupo faz o público dançar e cantar do início ao fim, com músicas que vão desde o samba de Zé Kéti ao rock do Nirvana e dos Beatles, trilhando caminhos inusitados que saem de filmes famosos e chegam no samba rock de Jorge Ben Jor e o funky music de James Brown.

Andy Summers e Rodrigo Santos – The Police e Barão juntos…

Considerado um dos maiores guitarrista do mundo e integrante de uma dos maiores bandas de todos os tempos, Andy Summers, do The Police, tem uma relação muito forte com a música brasileira. Ele, que já gravou com Victor Biglione, Roberto Menescal e Fernanda Takai, agora se junta a Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho, para tocar o bom Rock in Roll. No show, Andy e Rodrigo estarão, ainda, acompanhados por outras feras como Fernando Magalhães, também guitarrista do Barão Vermelho e Kadu Menezes, ex Kid Abelha, na bateria.

O repertório da apresentação vai trazer composições do Barão vermelho e do The Police, como: Roxanne, Message in a Bottle, Sincronicity, So Lonely, Every Little Thing She Does is Magic, Maior Abandonado, Pro Dia Nascer Feliz, Por Você, Exagerado e Bete Balanço entre muitas outras.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>