Agenda
Festival Memória e Regaste da Vila Ipiranga celebra mulheres de Niterói
Entre os dias 23 a 25 de agosto, o Festival Memória e Resgate da Vila Ipiranga celebrará o território, as mulheres, a cultura e a literatura negra.
O evento tem em sua programação a abertura da Exposição Matriarcas da Vila, que celebrará sete mulheres do território que contribuíram de forma individual ou social para com a comunidade da Vila Ipiranga, na zona norte de Niterói.
A exposição tem como proposta dar visibilidade a essas mulheres da Vila, rompendo com a invisibilidade dadas principalmente às negras e periféricas, garantindo a elas o seu direito à memória e o reconhecimento das suas histórias no seu núcleo familiar e com o seu território.
Depois, a exposição estará em outros espaços culturais da cidade para visitação.
O festival terá ações de contação de histórias , apresentações musicais e atividades artísticas, o evento foi moldado também para atender crianças com deficiência com atividades culturais inclusivas.
Participam do evento Ana Rosa, escritora e contadora de histórias, o grupo Carimbó da Pedra de Niterói e a escritora Michelle Bittencourt. Ainda estão programadas atividades com Fernanda Alves da Biblioteca Aguinaldo Pereira de Macedo.
Esse projeto foi premiado no edital Fomentão da SMC, tem curadoria e produção executiva de Mônica Silva e conta ainda com o apoio da Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo. O Festival é gratuito e acontecerá das 10h30 às 16h, na Biblioteca Popular Aguinaldo Pereira de Macedo, na Rua Tenente Osório , na Vila Ipiranga, no Fonseca, Niterói.
O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói por meio da Secretaria de Cultura de Niterói (SMC).