Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Exposição sobre o Ceará no Museu Janete Costa de Arte Popular

O Museu Janete Costa de Arte Popular, no Ingá, está com a exposição “Ceará, terra que ilumina” em cartaz. A mostra, repleta de cultura e tradições, ocupa todo o térreo do espaço e o primeiro andar do Museu com quatro galerias e temas como romarias, festas, lutas, fé e resistência. A exposição ficará disponível para visitas até 29 de março.

No Setor 1 da galeria principal, a instalação segue o preceito “Em cada sala um altar, em cada quintal uma oficina”, um dos motes de Padre Cícero, líder religioso e político que valorizava e estimulava a criação de oficinas de artes produzidas pelos romeiros. Por isso, quatro altares, cada um com um tema, farão referência a quatro elementos presentes na arte cearense. Os outros setores da galeria abordam festas e manifestações, com símbolos de resistência e representações do sagrado e do profano. A Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, importante tradição na região do Cariri, estará representada. Uma montagem de reisado e a representação do Boi Mansinho arrematam a galeria principal.

Na Segunda Galeria, dois setores abordam a fé cearense. O primeiro trata de Padre Cícero, e busca humanizar essa figura que movimenta profunda devoção em milhares de cearenses. No Setor 2, uma “Sala de Milagres” conta com diversos espelhos, cruzes e ex-votos dedicados a outras figuras cultuadas na região, como a religiosa Maria de Araújo e os beatos José Lourenço e Antônio Conselheiro. No andar seguinte, o Museu abriga uma Galeria de Arte com diversas obras que podem ser adquiridas pelo público. Por fim, o Projeto Educativo reproduz questões das galerias “Verdade ou Mentira”, “Festas e Manifestações” e “Oficinas e Brincadeiras”; com linguagem adaptada.


SERVIÇO:
Horário: das 10h às 18h/ Terça a domingo
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Museu Janete Costa de Arte Popular – Rua Presidente Pedreira, 178, Ingá, Niterói