fbpx
Acesse nossas Mídias
LACC1569

Agenda

Exposição sobre ator Paulo Gustavo emociona e diverte o público no MAC

Compartilhe

“Rir é um ato de resistência” tem classificação livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo, até o dia 1º de junho

A abertura da exposição “Rir é um ato de resistência” emocionou e também divertiu o público que foi conhecer de perto um pouco mais sobre a trajetória do ator, humorista, roteirista e diretor niteroiense Paulo Gustavo, no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Organizada em cinco galerias, a exposição reúne registros da infância e juventude, materiais de acervo pessoal, figurinos originais de personagens marcantes, além de cenografias imersivas que convidam o visitante a reviver momentos inesquecíveis de sua carreira.

Exposição imersiva

A exposição é dividida em cinco partes. A primeira conta, por meio de fotografias, uma linha do tempo da vida do ator, desde a sua infância.

A segunda galeria remete a um universo lúdico, com instalações interativas e exibição de um telão com imagens e falas memoráveis de sua carreira.

O terceiro espaço é destinado à moda, com uma mostra do que fazia “a cabeça” do Paulo Gustavo, que tinha a moda como uma forma de expressão e adorava muito brilho.

A quarta parte da exposição é uma coleção de seu acervo pessoal de arte, com obras de artistas renomados, incluindo uma escultura que fica bem na entrada do MAC.

O último espaço reúne uma seleção de cenas de suas atuações no cinema, televisão e teatro, além de trechos de entrevistas.

É um espaço de imersão e aproximação com o público, em uma sala que traz uma atmosfera de cinema para o museu.

Viúvo do ator Paulo Gustavo, Thales Bretas é o idealizador do projeto junto com a família.

“É muito emocionante estar realizando essa exposição. Era um projeto que eu tinha em mente desde que tudo aconteceu e me faltava força e coragem para tocar. Essa exibição traz um pouco mais da vida do Paulo, quem ele foi e o que ele representou. Foi importante começar por Niterói, cidade em que ele nasceu, que ele amava tanto e que, inclusive, retratava nos filmes.”, detalhou.

O trabalho contou com a curadoria de Nicolas Martin e com a co-curadoria de Juliana Cintra, amiga pessoal do ator.

A exposição “Rir, um ato de resistência” faz parte da Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação do Ministério da Cultura e do Grupo Bradesco Seguros, patrocínio da TV Globo e Multishow, e apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e do Museu de Arte Contemporânea, e da Galeria Silvia Cintra + Box 4, com realização da InterArt.

Serviço

Exposição: Paulo Gustavo – “RIR, UM ATO DE RESISTÊNCIA”
Local: MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói / MezaninoPeríodo: 13 de abril a 01 de junho de 2025
Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30)
Ingressos: venda somente com pagamento em dinheiro direto na bilheteria do MAC – R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). Quartas-feiras gratuitas.
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói – RJ
Classificação: Livre


Fotos: Luciana Carneiro

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo
Precisa de ajuda?