Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Exposição “Latifúndios” de Raimundo Rodriguez.

   Exposição Latifúndios de Raimundo Rodriguez.

   O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Mac) abre, no dia 13 de setembro (sábado), às 17h, a exposição “Latifúndios”, do artista plástico Raimundo Rodriguez. A mostra apresenta uma grande série, que vem sendo desenvolvida pelo artista desde o ano 2000. São obras recortadas de lata e tinta, que compõem poemas para serem decifrados e recontados. A curadoria é de Luiz Guilherme Vergara. A exposição fica até o dia 5 de outubro em cartaz. Às quartas, a entrada é gratuita.

  O artista, acompanhado por sua equipe, foi o responsável pela estética final  das construções da novela “Meu Pedacinho de Chão”, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A partir de “Latifúndios”, Raimundo Rodriguez fez pedacinhos de chão remendados onde se desenvolveu todo o enredo na novela.  A obra  foi incorporada à arquitetura de toda a fictícia “Vila de Santa Fé”,  onde casas, portas, paredes, janelas, altares, molduras, cimalhas e inúmeros detalhes foram criados a partir de latas de tinta descartadas e,  em suas mãos, ganharam um novo significado.

  O visitante vai poder perceber e explorar o traço do artista, que deu vida à fantasia, e transformar sonhos reais e imaginários, fazendo-os fundirem-se e confundirem-se em novos latifúndios.

 A total liberdade de criação de Raimundo Rodriguez resultou em um trabalho vigoroso, sem  interferências, que ajudou a aproximar o público de um veículo de comunicação de massa – popular – à linguagem da arte contemporânea. Em poucos momentos  da teledramaturgia, se teve a oportunidade de experimentar essa nova ordem estética, onde a  TV pode se valer da arte para contar uma história.

 Além da exposição, na Varanda do museu, Raimundo Rodriguez vai fazer uma intervenção a céu aberto na escadaria de acesso à Plataforma Urbana Digital do MACquinho,  (prédio em frente ao MAC – obra também de Oscar Niemeyer), através de atividades educacionais e artísticas, voltadas ao público em geral, especialmente à  Comunidade do Morro do Palácio.

 Considerando que a Plataforma do MACquinho contempla o projeto “Arte, Cidadania e Tecnologia”,  o artista Raimundo Rodriguez vai disponibilizar todo o seu acervo de  vídeos relativos às suas criações para a TV (Pedra do Reino, Hoje é dia de Maria, Capitu, Pedacinho de Chão, Imaginário Periférico, entre outros)  para que os monitores possam criar oficinas interativas.