Categorias
NOVIDADES

CIDADE Estádio Caio Martins voltará a receber jogos oficiais do Botafogo

2582933O Botafogo está de volta ao estádio Caio Martins. Foi assinado, na semana passada, o termo de cooperação técnica entre o clube, a Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), no qual permite que jogos oficiais do Glorioso voltem a ser realizados no estádio de Niterói. Em contrapartida, a prefeitura do município vai investir R$ 600 mil em obras de reforma no ginásio do Complexo. O objetivo é ampliar a oferta de atividades esportivas e de lazer para a população niteroense.

“Essa parceria vai fortalecer o esporte aqui na cidade de Niterói porque vai trazer a oportunidade de a população estar perto de um jogo do Botafogo. A iniciativa vai contribuir com a revitalização do ginásio, das quadras, piscinas para que o Caio Martins seja cada vez mais utilizado pelos moradores. As principais intervenções no ginásio são a parte dos banheiros, a parte hidráulica, os muros, que queremos transformar em grades para ficar visível para quem estiver na rua. A ideia é trazer mais esporte, além de ações culturais para que o Complexo se torne uma arena para a cidade”, salientou o secretário, Marco Antônio Cabral.

O estádio do Caio Martins foi a alternativa encontrada pelo Botafogo para sediar os jogos de futebol, pois tanto o Maracanã, quanto o Nilton Santos estarão sendo usados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ideia foi levada à Secretaria e a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), os poderes concedentes. O secretário Marco Antônio deu o aval, mas orientou que a Prefeitura de Niterói fosse consultada. O estádio encontra-se em uma área residencial do município e o grande movimento poderia causar um impacto na região. O Prefeito Rodrigo Neves, por meio da Câmara de Vereadores, realizou uma audiência pública, onde alguns pontos foram definidos: não poderia haver construção predial no entorno do estádio e que não houvesse clássicos no Caio Martins.

“Será um legado olímpico, pois só foi possível porque o Engenhão e o Maracanã vão estar disponibilizados para os Jogos Olímpicos na cidade do Rio. Então, indiretamente, é um legado a revitalização do Estádio Caio Martins em função dessa necessidade de construir alternativas”, afirmou Rodrigo Neves.

O Botafogo vai investir cerca de R$15 milhões em obras de revitalização do estádio, com recursos da iniciativa privada. As intervenções contemplam a reforma das arquibancadas existentes e instalação de duas novas estruturas atrás dos gols. Segundo Carlos Eduardo Pereira, presidente do clube, o novo gramado já está pronto e a capacidade do estádio deve pular de 5 mil para cerca de 15 a 20 mil pessoas, apesar de o acordo com a Prefeitura prever que apenas 12 mil ingressos sejam colocados à venda. A ideia do clube é jogar já em fevereiro de 2016 na casa nova pelo campeonato carioca, contra a Portuguesa, e também ter mandos de campo no local no brasileirão do ano que vem.

“Acho que o Caio Martins é uma conquista e, com certeza, o Botafogo não pretende deixar de lado mais. É um investimento de longo prazo e é uma ligação estreita com a cidade de Niterói que a gente quer levar pra frente sem interrupções”, ressaltou o presidente alvinegro.

Visita ao equipamento

Em visita ao Complexo Caio Martins, o secretário Marco Antônio, ao lado do presidente e vice-presidente da Suderj, Rodrigo Vieira e Oswaldo Dreux, conversou com os frequentadores e ouviu elogios sobre os projetos que já existem no local. Com uma média de três mil usuários por mês, o equipamento é um dos principais atrativos de Niterói.

“A Suderj vem reestruturando o Caio Martins. Precisamos divulgar cada vez mais a oferta de esportes que são oferecidos nesse espaço e está em uma área nobre na cidade de Niterói. Além disso, nós vamos buscar mais parcerias e estruturar a área do Caio Martins para receber ainda mais iniciativas e conseguir um número maior de pessoas atendidas” declarou o presidente da Suderj, Rodrigo Vieira.

Com 42 projetos de cerca de 20 modalidades esportivas diferentes, o Complexo Caio Martins funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22 horas. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 2715-4465 no próprio local, que fica na Rua Presidente Backer, s/nº – Santa Rosa, em Niterói.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro