Categorias

EVENTOS Dia do Desafio: 18 unidades do Sesc RJ terão mais de 340 atividades gratuitas

Unidades de Niterói, de São Gonçalo e na cidade de Maricá terão programação para todos os públicos. 46 municípios fluminenses se inscreveram na maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo.

RIO DE JANEIRO – O pontapé inicial já foi dado e as 46 cidades do estado do Rio de Janeiro que se inscreveram para participar do Dia do Desafio 2018 já podem conhecer suas rivais. São 18 unidades do Sesc RJ com atividades durante todo o dia 30 de maio, que incluirão caminhadas, passeios ciclísticos, corridas; modalidades esportivas já oferecidas nas unidades; jogos e dinâmicas que ofereçam variação de movimentos corporais; festivais, torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas tradicionais e adaptadas; Gincanas e brincadeiras populares; atividades laborais, cooperativas e lúdicas para empresas e muitas outras ações. Vence o desafio o município que conseguir mobilizar proporcionalmente o maior número de pessoas em relação à sua população.

Em São Gonçalo, haverá atividades na própria unidade do Sesc São Gonçalo, nas escolas do município e na Rua da Caminhada. Já em Niterói, as ações ocorrerão na unidade do Sesc Niterói, no Complexo Hospitalar de Niterói, no Skate Park do Fonseca, nas Escolas de Niterói e na praia de Icaraí. Também terão atividades para todos os públicos nas Escolas de Maricá e no Complexo Esportivo de Maricá.

No dia 30 de maio, as cidades fluminenses e outros municípios de todo o mundo tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e realizar alguma atividade física. A participação das cidades e da população é gratuita. Essa é a maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo e contará com a participação de diversas cidades de mais de vinte países.

Cada cidade brasileira terá uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Desde este ano, o Dia do Desafio traz duas novidades: cidades da mesma categoria competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020 ou como autodesafiante. Este novo formato irá promover integração maior entre os competidores, estimular ainda mais o desafio e proporcionar uma maior troca de experiências. Confira a rival da sua cidade na lista abaixo.

Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

 O Sesc RJ se preocupa com os índices de sedentarismo no Brasil e para combater esse cenário, promove sistematicamente atividades de bem-estar e ações que geram melhoria na qualidade de vida da população. Iniciativas como o Dia do Desafio são urgentes para virarmos esse jogo e despertar o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular.

QUEM PODE PARTICIPAR – Podem participar das atividades propostas pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos. Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 30 de maio de 2018, das 0h às 21h. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer!

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio tem por objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro. O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. No Brasil, a iniciativa é promovida pelo Sesc em parceria com as prefeituras municipais. O país participa da ação desde 1995.

Comments ( 1 )

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>