Categorias

Delator do Mensalão cumprirá pena em Niterói

roberto_jeffersonO ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos e 14 dias de prisão no processo do mensalão, irá cumprir a pena na Casa do Albergado Coronel PM Francisco Spargoli Rocha, no Centro de Niterói. Logo após o Superior Tribunal Federal (STF) expedir seu mandato de prisão,  ele se entregou à Polícia Federal na manhã da última segunda-feira, 24, em sua casa, em Levy Gasparian, no interior do estado.

Na última sexta-feira, 21, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou a prisão de Jefferson, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido R$ 4,5 milhões, quando fazia parte da base de apoio do governo Lula no Congresso.

O Instituto Penal Coronel PM Francisco Spargoli Rocha foi inaugurado há 4 anos e tem capacidade para 250 internos, distribuídos em sete celas coletivas. O valor total da obra foi de R$ 680 mil, segundo dados do Governo do Estado. Pelas normas do presídio, Roberto Jefferson receberá um kit com os seguintes itens: uma manta, uma blusa, uma pasta de dente, uma escova de dente, uma toalha, um sabonete, uma caneca, um par de tênis e de chinelos. O advogado de ex-deputado, Marcos Pedreira de Lemos, preferia que ele cumprisse pena no Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, também em Niterói, mas no Fonseca, considerando “a instituição mais adequada”.

Doença – Em tratamento contra um câncer no pâncreas, a defesa do ex-deputado solicitou a prisão domiciliar de Jefferson, mas o pedido foi negado pela Justiça. Ele ficará em regime semiaberto.

Roberto Jefferson foi avaliado por uma junta médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde já faz tratamento. Em dezembro de 2013, os médicos afirmaram que o estado de saúde do condenado não exigia cuidados em casa. Os especialistas explicaram que o ex-deputado deve tomar os remédios regulares e seguir a dieta, que inclui banana com canela, geleia real e pão preto. No almoço, o prato deve ter salada, arroz integral, carne ou salmão defumado e, no jantar, sopa de legumes.

Mensalão – Jefferson é o 19º preso do processo do mensalão. Dos 25 condenados, 20 tiveram prisão decretada. O único que fugiu foi Henrique Pizzolato. Outros três cumprem pena alternativa e dois aguardam resultado de recursos judiciais, mas não irão para a cadeia, pois tiveram penas menores de quatro anos. Nessas situações, as punições podem ser convertidas em prestação de serviço ou pagamento de multa.