Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Com crescimento da modalidade no Brasil, Niterói já tem clube de poker

poker

Diversos esportes vêm apresentando crescimento notório no Brasil nos últimos cinco anos – em comum, nenhum deles está presente como modalidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016. MMA, poker e futebol americano se apresentam como verdadeiras coqueluches entre os jovens, sobretudo quando analisamos o alcance dos três em redes sociais como o Facebook e Twitter, em dia de eventos.

Enquanto o primeiro e o terceiro têm em comum a fisicalidade, o segundo e o terceiro têm como famas serem “novos xadrez” para o século XX. O Futebol Americano é um esporte que lembra muito um xadrez entre técnicos – o poker, um xadrez com cartas. Este status fez com que juntar pares, trincas e sequências fosse finalmente consolidado como um esporte mental: aquele que tem um certo nível competitivo cujo resultado é determinado pela habilidade dos jogadores no longo prazo.

Esse sucesso fez com que fosse criada uma associação de jogadores da modalidade aqui em Niterói, é a Associação de Texas Hold´em de Niteroi – Texas Hold´em que é a forma mais comum do poker, aquela que aparece nos filmes: cada jogador tem duas cartas na mão e o intuito é combiná-las com cinco comunitárias na mesa. Fundada em junho de 2007 com o nome fantasia de Nit Poker, a associação está filiada à Federação de Poker do Estado do Rio de Janeiro e tem como escopo a profissionalização da modalidade como esporte mental – ou seja, o reconhecimento cada vez mais amplo de que os resultados dependem de habilidade dos jogadores e não de circunstâncias randômicas. Os atletas mentais se reúnem às segundas, quartas e quintas na Av. Quintino Bocaiúva, 325, em São Francisco. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da entidade.

Crescimento do poker no Brasil faz campeonatos quebrarem recorde atrás de recorde!

Em sua 11ª edição, o Camponato Brasileiro de Poker – chamado de Brazilian Series of Poker e abreviado como BSOP – é um sucesso a cada nova edição. O último evento principal de 2015, em São Paulo, deu premiação de 500 mil reais para o grande campeão. Com um prêmio desses, é natural que houvesse uma procura incrível – e foi o caso, com o grande recorde para um torneio no Brasil: 1359 inscritos, 25% superior a 2014.

Na última etapa do circuito, realizado no destino turístico de Foz do Iguaçu, o evento principal teve um aumento em 63% no número de inscritos em relação ao ano anterior: foram 933 inscrições, alto número se pensarmos que Foz do iguaçu é uma cidade distante dos grandes centros do país. Na TV, as finais de eventos principais são transmitidas em VT (ou seja, depois de realizadas) com os melhores momentos no BandSports.

Com esse crescimento, o poker brasileiro vem chamando cada vez mais atenção de patrocinadores estrangeiros. Por exemplo, o site PokerStars tem em seu time os profissionais André Akkari e Caio Pessagno. Ambos são dois dos nomes mais fortes do esporte no Brasil. Além deles, o ex-jogador de futebol Ronaldo e um dos melhores do mundo na atualidade, Neymar Jr, constantemente são vistos em ações comerciais da empresa.

O crescimento é inevitável, haja vista que a chamada “geração Y” – aqueles nascidos entre o final da década de 1980 e meados dos anos 1990 – é extremamente ligada a novidades inteligentes e tecnológicas. Os jogadores são em sua maioria menores de 30 anos – com efeito, a tendência é de crescimento contínuo, sobretudo quando a geração Z abarcar.