Acesse nossas Mídias

Notícias

Prédio do Cinema Icaraí pode ser reformado com verba do MEC

Fechado desde 2006, o Cinema Icaraí pode ser reformado com verba do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Na última quinta-feira, o prefeito Rodrigo Neves e o secretário municipal de Educação, Waldeck Carneiro, tiveram uma audiência com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e a situação do antigo cinema esteve em pauta.

— Foi uma conversa muito positiva, e o ministro se mostrou interessado em ajudar, já que o próprio MEC financiou a aquisição do prédio — relata Waldeck Carneiro, referindo-se à compra do cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), efetuada no fim de 2011.

Ainda segundo o secretário, agora o MEC aguarda a apresentação de um projeto completo de reforma, contendo o orçamento das obras.

— O MEC aguarda esse projeto detalhado, para avaliar a possível disponibilização dessa verba — informa Waldeck.

Atualmente, a UFF realiza um concurso entre estudantes de Arquitetura da instituição. O objetivo é definir um projeto que transformará o prédio histórico num centro cultural.

Centro de Artes UFF

A poucos metros do Cinema Icaraí, um outro espaço ainda preocupa: o Centro de Artes UFF. Devido ao atraso na reforma — que se arrasta há três anos —, servidores da UFF e alunos da instituição planejam, para o dia 28, uma manifestação em frente ao prédio da reitoria.

— Esse movimento está sendo articulado por alunos que querem uma explicação da reitoria sobre o atraso dessas obras — comenta a servidora da UFF Cláudia Ribeiro.

O complexo, com teatro, sala de exposições e cinema, foi fechado há três anos para reforma. As obras, viabilizadas com recursos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), seriam concluídas um ano depois.

A UFF informou que esta semana vai divulgar nota oficial sobre todas as obras da universidade, incluindo o Centro de Artes.

fonte: OGlobo
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo