Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Projeto Arte na Rua

Serviço

Viceja
Data: Sexta-feira, 05 de agosto de 2016
Horário: 18h30
Local: Praça Getúlio Vargas

 

 

 

Circo de La Costa
Data: Sábado, 06 de agosto de 2016
Horário: 11h
Local: Praça do Ingá

 

 

“Olimpíadas dos Bichos”
Data: Domingo, 07 de agosto de 2016
Horário: 11h
Local: Praça João Saldanha

 

 

 

 

O Projeto Arte na Rua, promovido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), abre mais uma semana com programação variada e gratuita, de 02 a 07 de agosto. O projeto leva, para espaços públicos, atrações culturais das mais diversas linguagens artísticas, possibilitando uma aproximação entre os artistas e o público, ampliando ainda mais o conceito de arte pública, urbana, livre, popular e democrática.

A programação da semana tem apresentação da banda Viceja, na sexta, na Praça Getúlio Vargas; apresentação do Circo de La Costa, no sábado, na Praça do Ingá e, no domingo, o espetáculo infantil “Olimpíadas dos Bichos”, na Praça João Saldanha, em Santa Bárbara.

Na sexta-feira, 05, às 18h30, na Praça Getúlio Vargas, acontece a apresentação da banda Viceja. Formada por Hugo Noguchi (baixo), Lucas Fixel (bateria), Tiago Rosas (vocal e violão), Thiago Sobral (guitarra), a banda, que tem oito anos de estrada, usando até há pouco tempo o nome Casa Verde, vai mostrar músicas autorais, dialogando com o cancioneiro popular e a cena contemporânea. Em 2016 o quarteto já mostrou seu trabalho na Funarte, Centro de Referência da Música Carioca, UNIRIO e agora no Arte na Rua. A banda conta com a participação sempre especial da cantora Milena Godolphim.
No sábado, 06, às 11h, a Praça do Ingá recebe o Circo de La Costa, que une entreternimento circense com sustentabilidade. Unico circo totalmente sustentável do planeta, o Circo de La Costa utiliza 100% de energia solar em suas apresentações, não emitindo CO2 e ainda destina parte da sua arrecadação para projetos sociais e de reflorestamento nas cidades onde ocorrem as apresentações.

Com a missão de difundir a milenar arte circense e contribuir para a preservação do meio ambiente, a companhia foi criada na China, em Janeiro de 2010, por Roberto de La Costa e Viviane Gomes. O projeto aborda a sustentabilidade de espetáculos circenses na prática. O Circo de La Costa foi indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2014.

Fechando a semana, no domingo, dia 07, às 11h, a Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, recebe o espetáculo Olimpíadas dos Bichos, que conta com a direção de Gugu Araujo e Cezar Cavalcanti. O elenco é formado por David Felix, Emily Cortez, Raphael Kalleb e o próprio Gugu Araujo.

O espetáculo se passa numa floresta, onde os bichos costumavam viver em plena harmonia. Os animais que viviam alí decidiram organizar uma olimpíada para animar o local, que estava muito parado. Eles queriam mobilizar não apenas aquela região, mas também as regiões vizinhas. Porém, quando a onça descobriu que não havia sido convidada, decidiu então boicotar os jogos olímpicos. Sua chegada mudou o clima, porém os animais que iriam participar dos jogos, com muita criativade, decidiram fazer uma surpresa para a onça e, com isso, modificar o plano terrível dela.