Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Arte na Rua, homenageia a semana do Blues e celebra a diversidade rítmica.

Nesta semana, o Arte na Rua finaliza sua programação de julho e inicia a de agosto, com uma atenção especial ao bom e velho blues. A influência do ritmo americano está presente no trabalho de diversos artistas que se apresentam em diferentes pontos da cidade. Entre os destaques, Grão Portátil, Facção Caipira, Victor Biglione e Maria Eugênia.

 

Grão Portátil

A banda Grão Portátil abre a programação do Arte na Rua, na esquina da Moreira César com Mariz e Barros, na terça-feira, 29, às 18h. O trio carioca, formado por Bernardo de Souza, Leo Nascimento e Raphael dos Santos, surgiu em outubro de 2012, com o objetivo de exaltar valores da arte através do som e da poesia. A vocação para a rua é uma característica marcante do projeto Arte na Rua, que prioriza a ocupação dos espaços públicos e o contato direto com o espectador. No entanto, a versatilidade permite ao Grão Portátil apresentar, tanto na rua, quanto nos palcos e arenas, uma experiência sonora inédita que mescla MPB, choro, folk, rock, pop, progressivo e eletrônico, com a união de instrumentos como bateria, percussão, violões de 6 e 7 cordas, guitarra e baixo. No repertório, canções autorais como “Trançando Artes”, “vitrais” e “Amor de Vera”, além de releituras de sucessos de diversos estilos musicais.

O Menino da PorteiraNo dia seguinte, sexta-feira, 01, às 18h30, os integrantes do Facção Caipira promovem uma noite de rock e blues na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, para inaugurar o mês de agosto. As influências do blues mesclado ao Rock e Country estão presentes na obra do grupo, no que eles denominam como “O blues brasileiro foragido americano”. A banda nascida em Niterói, em 2009, formada por Jan Santoro (violão), João Victor Rolim (guitarra), Vinícius Câmara (baixo), Daniel Leon (gaita), Renan Carriço (bateria) e Tieê Ortlieb (vocal), se consolidou em estúdio até ganhar a estrada da música a todo galope. Em 2012, lançou no Teatro Municipal de Niterói, um EP contendo 6 faixas de um ritmo bastante envolvente.

No sábado, 02, a sessão de cinema do Arte na Rua, começa às 9h30, no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, com a exibição de O Menino da Porteira. Dirigido por Jeremias Moreira Filho e roteirizado pelo mesmo e Carlos Nascimbeni, o filme, produzido em 2009, é inspirado na canção “O Menino da Porteira”, gravada em 1955, por Teddy Vieira e Luisinho, e no longa homônimo lançado na década de 70. Nos anos 50, no vilarejo de Rio Bonito, o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele se torna amigo de Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha ser boiadeiro. Logo eles viram testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico Dr. Almeida (Zedu Neves).

Victor BiglioneAinda no sábado, às 11h, Victor Biglione presta um Tributo a BB King e Jimi Hendrix no Pátio do Museu de Arte Contemporânea (MAC). Neste show, acompanhado por Dario Toddy (baixo) e Victor Bertrami (bateria), o guitarrista Biglione, revisita clássicos como “In from thestorm”, “Drifting”, “Fire”, “Foxy lady” , “Little wing” “Gipsy eyes”, “We gotta live together” e “Red House”, de Hendrix e “Rock me baby”, “The thrill is gone”, “Every day I have the blues”, “Sweet little angel” e “Into the night, de B.B. King.

Com um forte histórico no rock nacional e internacional, Victor Biglione tocou com nomes como a Cor do Som, Andrea Kisser (Sepultura), Edgar Scandura (Ira), Banda Black Rio, Blues Etílicos, Big Gilson, Cássia Eller, Cazuza, Sergio Dias (Mutantes), Serguei, Andy Summers (The Police) com quem lançou 2 CDs em parceria, Jean Dummé (Focus), John Hiseman (Colosseum), Kat Dyson (Prince), Manhattan Transfer com qual ganhou o “Grammy” de 1988, Patrick Moraz (Yes) e Steve Hackett (Genesis).

Ainda no sábado, no mesmo horário, na Praça João Saldanha, em Santa Bárbara, o Arte na Rua apresenta O Casamento de Dona Baratinha. A peça conta a história de uma linda e meiga baratinha que encontra um pote com moedas de ouro e resolve se casar. A partir daí, surgem muitas surpresas ao longo da trama que prometem prender a atenção da criançada. A montagem deste clássico da literatura infantil é do In Focus Teatro, com direção de Gugu Araujo e direção musical de Suony Stúdio. No elenco: Eliana Lugatti, Cezar Cavalcanti, Diego de Marche e Gugu Araujo.

Maria Eugênia No domingo, 03, às 11h, o Arte na Rua recebe Maria Eugênia na varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno no show “Corda e Canto”. O espetáculo é a união de grandes músicos no palco, comprometidos a levar o que a Música Popular Brasileira tem de melhor: sua mistura de culturas. Em 2004, o “Corda e Canto” iniciou suas apresentações, em turnê com 10 shows em Portugal, com grande sucesso de público e crítica. O repertório é composto de canções conhecidas como: “Ponteio”, de Edu Lobo, “Fado Tropical” de Chico Buarque “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, “Isto aqui o que é” de Ary Barroso, entre outros. Além dos clássicos, o grupo apresenta canções de compositores goianos não menos talentosos, como: Juraildes da Cruz, Pádua e Nasr Chaul. Com violões, guitarra, bandolim, cavaquinho, viola, percussão e uma voz com emoção inigualável, assim é o Corda e Canto, formado por Maria Eugênia, Luiz Chaffin e Pedro Braga.

Serviço

Grão Portatil, música
Local: Esquina da Moreira César com Mariz e Barros
Data: terça-feira, 29/07/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Ivo Vargas, música
Local: Esquina da Moreira César com Pereira da Silva
Data: terça-feira, 29/07/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Poesia com melodia, música
Local: Largo da Batalha
Data: quinta-feira, 31/07/2014
Horário: 18h
Ingresso: Gratuito

Facção Caipira, música
Local: Praça Getúlio Vargas
Data: sexta-feira, 01/08/2014
Horário: 18h30
Ingresso: Gratuito

O Menino da porteira, cinema
Local: Hospital Psiquiátrico de Jurujuba
Data: sábado, 02/08/2014
Horário: 9h30
Ingresso: Gratuito

Victor Biglione – Tributo a BB King e Jimi Hendrix, música
Local: Pátio do MAC
Data: sábado, 02/08/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Casamento de Dona Baratinha, infantil
Local: Santa Bárbara
Data: sábado, 02/08/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito

Maria Eugênia, música
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Data: domingo, 03/08/2014
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito