Categorias

CIDADE Fechada há 20 anos, Ilha da Boa Viagem é reaberta a visitação

ilhabCerca de 1.200 pessoas tiveram o privilégio de serem as primeiras a contemplarem uma paisagem que conheciam apenas a distância. No último sábado (20/02), a Ilha da Boa Viagem, localizada no bairro com o mesmo nome, foi reaberta ao público após passar por uma reforma intensa. Abrigando a Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, datada do século XVII, a ilha recebeu visitantes após 20 anos fechada. A abertura para visitação foi possível  graças a parceria entre a Prefeitura de Niterói, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o grupo Gaviões do Mar.

“A população da cidade e os turistas merecem ter um local como este à sua disposição”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante a reinauguração.

Uma das surpresas durante a reabertura da ilha foi a presença de Luiz Sodré, de 87 anos. Ele é irmão de Maria Pérola Sodré, que foi a guardiã da ilha, tarefa que herdou de seu pai, o almirante Benjamim Sodré.

“Não poderia deixar de prestigiar. O local não podia ser visitado porque a Ilha estava condenada e necessitava de manutenção. Felizmente, agora é possível”, disse.

Para o vice-prefeito da cidade, Axel Grael, a Ilha da Boa Viagem é patrimônio do município e deve ser preservada.

“O que queremos é uma visitação controlada, sem que se degrade a ilha, que é sensível em termos ecológicos. Vamos incorporar ao circuito turístico preservando a qualidade da visitação. A ilha é um local de contemplação e deve ser preservado”, salientou.

As visitas acompanhadas acontecerão aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h e 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, as visitas poderão ser agendadas pelo Disque Turismo: 0800-2827755. O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, será de aproximadamente uma hora. A visitação é gratuita.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>