Notícias
VERÃO REGISTRA AUMENTO NA DEMANDA POR MASSAGENS TERAPÊUTICAS E ESTÉTICAS
As altas temperaturas têm estimulado as pessoas a procurar terapias alternativas como tratamento complementar e preventivo de doenças ocasionadas nesta época, como inchaços por retenção de líquidos, melhora na circulação sanguínea, drenagem linfática, além de técnicas energizantes e modeladoras. Cidades praianas, como o Rio de Janeiro, têm se destacado neste setor.
O verão chegou com força total, e as pessoas estão se divertindo, aproveitando o calor nos milhares de quilômetros de praias que o nosso litoral oferece, comendo e bebendo com a família e amigos. Para quem não pode ir à beira-mar, há opções de frequentar piscinas em condomínios e clubes, além de represas, lagoas e parques por todo Brasil.
Uma das cidades que melhor representam essa relação das pessoas com os dias mais longos e o clima quente proporcionado por um sol majestoso, o Rio de Janeiro atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Com suas belezas naturais, oferece a moradores e turistas uma diversidade de locais, como praias, bares e restaurantes, opções de lazer e cultura, além de vistas inesquecíveis, como a do bondinho do Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.
Neste cenário de fazer inveja a muitas outras cidades, os segmentos de saúde, beleza e bem-estar têm se expandido, com destaque para clínicas e spas especializados em massagens terapêuticas e relaxantes, feitas por massagistas profissionais, que podem usar óleos naturais, loções e substâncias esfoliantes.
Para o verão, são mais indicadas as massagens, como as realizadas com pedras frias e com pindas chinesas umedecidas, que hidratam a pele, além de suíça, shiatsu, ayurvédica, modeladora e drenagem linfática.
Umas das últimas novidades trazidas ao Brasil é o watsu, terapia com água, também chamada de hidroterapia. Envolve alongamentos, massagens e acupressão em água morna.
O watsu foi criado em 1980 pelo massoterapeuta Harold Dull, quando observou que era mais fácil para os músculos e tecidos de seus clientes relaxarem na água. Por sua vez, ele descobriu que as técnicas de shiatsu eram mais eficazes quando feitas na água – daí o nome da técnica, um híbrido entre “water” (água) e “su” (shiatsu).
Com duração variável entre 15 e 30 minutos, a quick massage também vem fazendo sucesso entre os brasileiros, pela rapidez com que é aplicada na parte superior do tronco, incluindo músculos das costas, pescoço, braços e mãos. Entre seus benefícios, estão alívio da tensão muscular; redução da ansiedade e irritação; melhora do humor; aumento da produtividade e da motivação e concentração, entre outros.
Da mesma forma, umas das massagens mais conhecidas, o shiatsu usa pressões nos pontos meridianos de acupuntura, a partir dos polegares, dedos, palmas das mãos, cotovelos e pés do massagista. É muito relaxante.
A ayurvédica, por sua vez, aplicada em todos os músculos, contempla manobras de tração e alongamentos, estimulação de pontos e órgãos vitais. Usam-se óleos vegetais e essenciais, feitos com ervas medicinais. A terapia ajuda a alinhar a coluna vertebral e corrigir a postura corporal.
A mais conhecida de todas, a massagem sueca é aplicada no corpo inteiro, beneficiando as pessoas que sofres com as dores e tensões de tendões e músculos. É relaxante e pode ser feitas por todos os tipos de pacientes, incluindo quem está começando a receber estes estímulos.
A massagem de drenagem linfática estimula a circulação dos fluidos linfáticos pelo corpo, ajudando a remover resíduos e toxinas dos tecidos corporais. Beneficia pessoas com linfedema, fibromialgia, inchaço ou edema, doença de pele, fadiga, insônia, estresse, problemas digestivos, artrite e enxaqueca.
Por fim, a massagem modeladora é muito procurada no verão. É aplicada sobre os tecidos moles do corpo, visando modelar as curvas e auxiliar na redução de gordura e medidas. É feita em áreas que apresentam maior retenção de gordura, como culotes, abdômen, nádegas, coxas, quadris e braços. Tudo o que a maioria das mulheres desejam para ficar lindas em um biquíni nas praias do Brasil.