Acesse nossas Mídias

Notícias

Secretaria de Meio Ambiente cria Reserva Extrativista Marinha em Itaipu

Compartilhe

Através de decreto, publicado terça-feira, 01/10, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Meio ambiente criou a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (Resex Itaipu). A partir desta data, estão proibidas a pesca industrial, a pesca predatória e o descarte de água de lastro ou óleo na área de proteção.

A  Resex Itaipu tem como objetivo proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais da região e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis na área, valorizando o patrimônio social, cultural, econômico e ambiental das comunidades e desenvolvendo o potencial turístico.

Administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a reserva atinge uma área de quase 4 mil hectares que abrange fronteiras das praias de Itacoatira, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, e a Lagoa de Itaipu. Ela será regida por um Conselho Deliberativo, presidido pelo órgão, que deverá ser formado ainda nessa semana.

Para o desenvolvimento do projeto, ainda estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, advindos do Fundo da Mata Atlântica (FMA/RJ), para a construção do Centro de Educação Ambiental e Cultural em Itaipu. A Resex também receberá um barco para auxiliar na patrulha da área.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo