Acesse nossas Mídias

Agenda

Sarau Imperial chega ao Salão Nobre do Teatro Municipal

Compartilhe

Saral imperial
Espetáculos intimistas de música e teatro tomam conta das terças de maio no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói. E na reabertura do espaço com chave de ouro, no dia 05, às 19h, o público poderá voltar no tempo e experimentar as grandiosidades culturais da Belle Époque, por meio de um Sarau Imperial.

O Imperador D. Pedro II apesar de ser um homem culto, ligado às letras, não gostava de reuniões sociais. Durante seu reinado se limitava apenas as solenidades obrigatórias pelo seu cargo. No entanto sua filha Isabel adorava festas e, em especial, a música era uma presença constante em sua vida. Talvez herdada de seu avô Pedro I e de sua mãe, a Imperatriz Tereza Cristina, que como boa napolitana adorava ópera.

Isabel tocava piano, harpa e violino e ao se casar com Gastão, o Conde D’Eu, promovia em sua casa no famoso Palácio Isabel, onde hoje é o palácio do Governo do Estado, muitas recepções com danças, poesias, cantorias e concerto de piano. No espírito deixado pela Princesa, a plateia poderá apreciar e também participar desse espetáculo artístico que ultrapassa o limite dos séculos.

Embalada pelas notas da pianista Dília Tosta e pelas vozes de Tania Apelbaum Novak (soprano lírico no papel da Princesa Isabel), Neti Szpilman (soprano lírico no papel de Leopoldina), Guido Rossman (baixo no pel de Gastão), Márcio Louzada (baixo profundo no papel de August) e Ossiandro Britto (tenor, interpretando José do Patrocino), a apresentação terá início na cafeteria do Teatro, que ganhará uma ambientação e cardápio especiais. e fará um passeio por cenários totalmente ambientados em um tempo-espaço digno de Império. A cafeteria e os jardins do Municipal vão ficar decorados até o fim do mês de maio.

No repertório, canções de Carlos Gomes, Wolfgang Amadeus Mozart, Georges Bizet, Francisco Mignone, Gaetano Donizetti, Franz Schubert, Giuseppe Verdi, entre outros.

A adaptação da cafeteria para servir de cenário à apresentação, ficou a cargo do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, e a apresentação tem entrada gratuita.

Serviço

Sarau Imperial
Data: Terça, 05 de maio de 2015
Horário: 19h
Entrada franca, com distribuição de senhas antes do espetáculo
Sujeito à lotação
Classificação etária: Livre
Teatro Municipal de Niterói – Salão Nobre Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo