Categorias
NOVIDADES

Rodrigo Neves lidera primeiras pesquisas para prefeito

Pré-candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT) saiu na frente nas primeiras pesquisas de intenções de voto. No levantamento realizado pelo IBOPE, entre os dias 23 e 26 de maio, o atual deputado estadual lidera a disputa com ampla vantagem para seus concorrentes. Mesmo sem ainda haver uma definição oficial dos candidatos que concorrerão às eleições, o instituto testou três cenários diferentes, considerando possíveis nomes.

No primeiro cenário, em que foram testados os nomes de Rodrigo Neves, Sergio Zveiter (PSD), Paulo Eduardo Gomes (PSOL), além do atual prefeito Jorge Roberto Silveira (PDT), o petista atingiu 33% das intenções de voto, com Zveiter e Jorge Roberto empatados tecnicamente com 11% e 10%, respectivamente, e Paulo Eduardo com 7%. Votos em branco ou nulo totalizaram 27%, enquanto outros 11% estão indecisos ou preferiram não opinar.

Já no segundo cenário, em que atual secretário de Governo de Niterói, Comte Bittencourt (PPS) é testado no lugar de Jorge Roberto Silveira, novamente Rodrigo Neves liderou a pesquisa, atingindo, inclusive, seu maior índice de intenção de voto, 35%. Em segundo ficou Sergio Zveiter, com 12%, seguido de perto por Paulo Eduardo, com 8%. Comte ficou em último, com 5%. Brancos, nulos e indecisos continuaram na mesma escala da primeira pesquisa, 28% e 13%, respectivamente, considerando as margens de erro.

No terceiro e último cenário, quem entrou como candidato na vaga de Jorge Roberto Silveira foi o deputado estadual Felipe Peixoto (PDT).  No entanto, a pesquisa manteve-se no o mesmo padrão, com Rodrigo Neves liderando com boa vantagem de 34%. Sergio Zveiter terminou novamente em segundo, com 12%, seguido por Paulo Eduardo, com 8%. Assim como Comte, Felipe Peixoto, com 6%, acabou em último. Branco ou nulo e eleitores indecisos permanecem no mesmo patamar, com índices de 28% e 12%.

Na pesquisa, também foram testados cenários de confrontos diretos entre Rodrigo Neves e Sergio Zveiter e entre Rodrigo Neves e Jorge Roberto Silveira. Rodrigo novamente aparece à frente, com diferença de 26 pontos percentuais contra Sergio Zveiter, 42% a 16%, e 33 pontos de diferença no cenário com Jorge Roberto, 45% contra 12%. Em toda a pesquisa, foram entrevistados 602 eleitores.