Agenda
Roda de conversa contará a história do circo em Niterói
Dia 17 de outubro, a Sala Carlos Couto oferecerá uma grande oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do circo na cidad
. O autor Leo Salo fará o lançamento do cordel “Pão de Ló e a Família Cerícola”. O evento contará com um bate-papo com Jonathan Cerícola (Palhaço Pão de Ló) e Leo Salo.
Após o bate-papo, o folheto de cordel será distribuído para os participantes, de forma gratuita, com contribuição livre.
A tradicional família Cerícola esteve afastada de Niterói por muitos anos, tendo a sua última passagem pela cidade em 2020, com o Circo Teatro Saltimbanco.
À época, Leo Salo e Jonathan Cerícola se conheceram, durante uma das apresentações da temporada. Depois de muitas trocas sobre suas atuações com palhaçaria e sobre as possibilidades e perspectivas do circo no país, eles se reúnem para lançar o cordel “Pão de Ló e a Família Cerícola”.
A publicação é distribuída gratuitamente em ações do projeto cultural Experimentalismo Brabo, contemplado pelo Edital Fomentão, da Secretaria Municipal das Culturas. Lendo o cordel, os amantes do circo poderão saber como a família chegou ao país e conhecer histórias curiosas, como o início da carreira do Palhaço Pão de Ló e de onde vem o nome adotado pelo artista.
Durante o bate-papo, Jonathan falará também sobre seus projetos em andamento, como a produção de um livro com histórias e imagens de todas as gerações da família no Brasil. E o autor e poeta Leo Salo falará sobre as ações do Experimentalismo Brabo na Cidade.
De acordo com Erminia Silva, que é Doutora em História da Cultura, e uma das principais pesquisadores e referências em circo do Brasil, esse cordel é enriquecedor para cidade e para o país.
“Fico muito feliz em saber das ações do Leo Salo e de seu grupo Experimentalismo Brabo, com palhaços e mediadores de leitura voltados para o registro e divulgação da memória cultural popular na cidade de Niterói. Este cordel, em especial, torna visível também a produção das memórias circenses da importantíssima Família Cerícola, enriquecendo as nossas experiências de arte e alegria como promoção da saúde e produção de vidas em Niterói e no Brasil.” Comentou Erminia.
Sobre o Projeto
A literatura de cordel é reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro. Em Niterói, esta forma fixa de poesia está sendo utilizada pelo Coletivo Experimentalismo Brabo para contar a história dos artistas da cidade. Trata-se do Projeto “É de Niterói”, que prevê a escrita e a distribuição gratuita de folhetos de cordel sobre atores culturais que moram ou atuam na cidade. Até o momento, foram lançados 3 folhetos homenageando o cantor Valber Dan, o jornalista Carlos Ruas e o fotógrafo Josemias Moreira.
Serviço
Lançamento do Cordel “Pão de Ló e a Família Cerícola”
Data: Segunda-feira, 17 de outubro de 2022
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local: Sala Carlos Couto
End.: Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói
