Categorias
NOVIDADES

Prefeitura lança site oficial do Projeto de Revitalização do Centro

Captura de Tela 2013-08-28 às 13.52.43A Prefeitura de Niterói lançou na última terça-feira, 27, no Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, no Caminho Niemeyer, o site oficial do projeto de revitalização urbana do centro da cidade. No endereço eletrônico (www.centro.niteroi.rj.gov.br), que já está no ar, o cidadão poderá, por meio de matérias e imagens, conhecer os planejamentos previstos para a melhoria da região.

O conteúdo está organizado em seções: Infraestrutura, Lazer e Turismo, Cultura, Social, Habitação, Sustentabilidade e Mobilidade. A ferramenta também permitirá que os niteroienses enviem sugestões que poderão ser incluídas no projeto final e esclareçam dúvidas. O prefeito Rodrigo Neves disse que o lançamento do site é muito importante porque dará todas as respostas sobre o projeto.

“A cada dia me orgulho mais deste projeto de revitalização. Desde que Niterói deixou de ser capital do Estado, o centro foi esvaziado, degradado. Hoje, ele oferece um ambiente hostil ao cidadão e é motivo de vergonha. Vamos devolvê-lo à cidade e aos niteroienses. Aquilo que hoje é motivo de vergonha, será de orgulho”, disse. revitalizacao_centro1

No encontro, Rodrigo enumerou os benefícios que o projeto de revitalização do centro vai trazer para a cidade, como a construção de um novo abrigo para moradores de rua que vai triplicar a capacidade de acolhimento, 20 km de ciclovias, mercados populares para ordenar o comércio ambulante, a urbanização (com a ajuda do governo federal) de comunidades como os morros do Estado e Palácio, além do Sabão e Lara Vilela, recapeamento de todas as ruas, a restauração de praças e de prédios históricos (como a casa Norival de Freitas) e também da igreja da Ilha da Boa Viagem, além de enterrar toda a fiação elétrica.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, disse que passos importantes para a aprovação do projeto de revitalização, que ainda tramita na Câmara Municipal, foram concluídos: o laudo técnico do parecer conclusivo do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e o RIV (Relatório de Impacto de Vizinhança).