Categorias

CULTURA Projeto Semente está com inscrições abertas e novas oficinas

1399_capa
O mês de maio marca a volta do projeto Semente, que em sua terceira edição será ampliado e atenderá até 16 comunidades, com cerca de 60 oficinas, durante o ano de 2015. As inscrições estão abertas e podem ser feitas nos locais onde ocorrem os cursos ou na própria Secretaria Municipal de Cultura (Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá), no horário das 9h às 18h.

Entre as novidades, o destaque fica por conta do aumento das modalidades oferecidas, que agora contam com Balé e Iniciação Musical, ministrados respectivamente pela Cia de Ballet da Cidade e pela Banda Santa Cecília; além de oficinas inclusivas de Teatro, voltadas para portadores de Síndrome de Down, em Maceió e também no CEU de Jurujuba, e no Caio Martins, com o capoeirista Din Down Down.
Os cursos de Guitarra, Bateria e Baixo completam a nova grade de atividades do programa em 2015, que continuará ainda com os módulos de audiovisual, percussão, artesanato, dança e capoeira. Ao total, serão 30 oficinas durante o primeiro semestre do ano e mais 30, no segundo.

Grota, São Lourenço, Jurujuba, Horto Fonseca, Boa Vista, Morro do Céu, Tenente Jardim, Souza Soares, Jacaré, Caio Martins, Centro, Cavalão, Morro do Estado, Teixeira de Freitas, Palácio e Maceió são as localidades que estão previstas para serem contempladas pelo projeto, que iniciou-se em 2013.

Inteiramente gratuito, o programa é promovido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN). Para participar, basta o interessado preencher a ficha de inscrição disponível em qualquer sede onde são realizados os cursos ou na própria Secretaria Municipal de Cultura, no horário das 9h às 18h.

Em 2014, o Semente ofereceu 31 oficinas em 10 comunidades, beneficiando 457 alunos. O projeto tem por proposta desenvolver e fomentar o processo de iniciação às linguagens artísticas e manifestações culturais em distintos polos regionais do município, através modalidades artísticas e culturais.