Notícias
Projeto Retalhos Criativos leva arte e sustentabilidade para jovens da Ilha da Conceição
Ontem, dia 5 de junho, diversas crianças e jovens da Ilha da Conceição, em Niterói, ponto da indústria naval do estado do Rio e do Brasil, e agora nos próximos seis meses (maio a outubro), também cenário do projeto Retalhos Criativos, palco de oficinas voltadas para conscientização ambiental realizadas com reutilização de descartes de lixo variados na construção de arte e novos objetos, pelas crianças e jovens da região. .
A iniciativa é idealizada pela LIX – Soluções Sustentáveis, adota um enfoque inovador ao integrar os princípios da sustentabilidade em todos os seus processos.
A relação das atividades navais com o surgimento do bairro estão intimamente ligados, antes de 1900 apenas uma fazenda e uma igreja formavam a região, quando no início do século passado, em 1908 com a chegada da Lloyd Brasileira e a Wilson Sons, e em 1930 com a construção do Porto de Niterói, e a chegada dos imigrantes portugueses para trabalhar nas fábricas passa a se ocupar e dar forma ao bairro.
Vale ressaltar uma curiosidade, na relação do bairro com o projeto, a fazenda da década de 1700 é onde se localiza hoje o Centro Social Urbano, local esse onde irá acontecer a oficina Ecosons, já a Ecopalco e Re-Criar, acontecem a poucos metros, na Associação de Moradores da Ilha da Conceição.
As oficinas irão atender cerca de 135 alunos, em dois turnos (manhã e tarde). Conheça um pouco sobre a temática de cada oficina: Ecopalco, jogos teatrais, improvisações, exercícios de expressão corporal e vocal, explorando diferentes perspectivas e criação de cenas que retratam situações reais e possíveis soluções para os desafios ambientais, locais e globais. EcoSons, reutilização de materiais descartados na Baía de Guanabara, nos lixões e oceanos, aprendendo a construir instrumentos, como tambores, pandeiros e flautas, e explorar o som e a música de uma forma diferente e sustentável. ReCriar, oportunidade para soltar a criatividade e habilidades manuais ao produzir cenários, figurinos, acessórios e obras de arte utilizando material reutilizável e sucatas.
As oficinas visam transformar a visão dos jovens das escolas públicas locais, entre 8 a 17 anos, na construção do senso de comunidade através dos pilares da sustentabilidade e da arte, trazendo para o jovens habilidades que ativam os sentidos, explorando a criatividade de forma diversa. Atendendo ainda a busca por novas conexões sociais, estimulando funções cognitivas, de memória e ampliação dos níveis de atenção na formação do indivíduo como um todo.
A região tem importância no cenário nacional sendo considerado um dos principais polos navais do país, com o investimento do governo federal e municipal, com a dragagem do Canal São Lourenço, indo da Ilha da Conceição até a altura da Ponte Rio x Niterói, pretendem aumentar em 30% a demanda da região e até 20 mil ofertas de empregos.
Consolidando dessa forma, a importância na construção do bem maior através da educação dos jovens e da criação do senso de responsabilidade em conjunto com projetos como Retalhos Criativos, ecológicos e sustentáveis, tornando estes jovens o futuro do bairro, mas também do país.
As inscrições online seguem abertas, os critérios de seleção serão baseados na disponibilidade de vagas, ordem de inscrição e adequação ao perfil dos participantes, com prioridade para alunos das escolas públicas locais. Aproveite a chance para fazer parte desta iniciativa inspiradora!