Notícias
Projeto “Ligado na Rede” atua no bairro Santo Antônio em Piratininga

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) em parceria com a concessionária Águas de Niterói, está fiscalizando o bairro Santo Antônio, em Piratininga, pelo Programa “Ligado na Rede”. O objetivo do programa é identificar, conscientizar, notificar e autuar imóveis que não estejam ligados à rede de esgoto do município de Niterói.
O programa “Ligado na Rede” vai garantir que todas as residências estejam ligadas ao sistema de coleta e tratamento, afim de conduzir o esgoto para o descarte correto e evitar o despejo em rios e lagoas. De 2016 a 2020, as fiscalizações aconteciam pelo programa estadual “Se Liga”, que contava também com a participação do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A partir deste ano, o programa passou a ser desenvolvido semanalmente pela gestão municipal de Niterói, com o nome de “Ligado na Rede” e em parceria com a Águas de Niterói.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Rafael Robertson, a iniciativa visa proteger as lagoas do município e terá continuidade:
“É importante reforçar que a meta da secretaria é exatamente a continuidade regular do projeto. Ou seja, manutenção semanal das vistorias, contando com o apoio da Águas de Niterói, em função da importância de garantir a ligação dos imóveis à rede de esgoto para a proteção das lagoas de Niterói”, diz o secretário.

A meta do primeiro ano de gestão da nova Prefeitura da cidade é que o programa “Ligado na Rede” priorize a fiscalização nas principais bacias que despejam efluentes tratados nas lagoas do município. De janeiro até o momento já foram vistoriados 422 imóveis na bacia do Santo Antônio , dos quais 173 estavam regularmente ligados a rede. Depois será a vez do Cafubá e seguirá até completar todas as bacias que são interligadas ao sistema lagunar da Região Oceânica .
Para o vereador, Leandro Portugal (PV), atuante nas causas ambientais, o projeto “Ligado na Rede” vai ajudar na universalização do acesso a rede de esgoto que atualmente é de mais de 95%:
“Niterói tem 100% de abastecimento de água tratada e mais de 95% da população tem acesso a rede de esgoto, algo que caminha para a universalização. Apenas 10 cidades no Brasil têm mais de 80% da população com rede de esgoto, estamos no caminho certo! Preservar a água é lutar pelo nosso futuro”, lembra Leandro.
Ainda segundo o vereador, outro importante projeto relacionado à água é o “Enseada Limpa”. Ele atua para a despoluição da Enseada de Jurujuba (parte da Baía de Guanabara) e já fez com que o índice de balneabilidade aumentasse de 28% para 61% em quatro anos.
