fbpx
Acesse nossas Mídias
“DENGUE”
DSC_5203-scaled

Notícias

Projeto CLIN Comunidade Sustentável chega ao Buraco do Boi no Barreto

Compartilhe

Iniciativa substitui caçambas tradicionais, presentes nas comunidades, por recipientes semienterrados, que comportam até cinco mil litros

Com o objetivo de aprimorar a gestão dos resíduos sólidos gerados em comunidades de difícil acesso, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) entregou, nesta sexta-feira (23), os contêineres semienterrados, conhecidos como Molok, na comunidade Buraco do Boi, no Barreto. A iniciativa integra o projeto CLIN Comunidade Sustentável, que consiste em substituir as caçambas tradicionais, presentes nas comunidades, pelos recipientes semienterrados, que comportam até cinco mil litros, em pontos estratégicos nas partes baixas dessas áreas.

Esta é a segunda comunidade atendida com o projeto ainda em 2020, beneficiando mais de 13 mil pessoas na cidade. A primeira contemplada foi a comunidade do Zulu, em Santa Rosa, que recebeu os contêineres no início de setembro. A previsão é de que seja implantado em mais três comunidades ainda neste ano.

O presidente da CLIN, Luiz Carlos Fróes Garcia, enfatiza que a companhia realizou estudos e identificou a necessidade de uma mudança significativa na gestão dos resíduos das comunidades do município. O número de contenedores está baseado no quantitativo de moradores da área, sendo no mínimo dois recipientes em cada local, um para resíduos orgânicos úmido e outro para recicláveis secos. Por estarem semienterrados e terem tampas e por conta de sua capacidade, os resíduos não ficam expostos, evitando danos ao meio ambiente e à saúde da população.

“Com a instalação dos contêineres semienterrados, estamos levando mais qualidade de vida aos moradores, já que os Molok apresentam capacidade de armazenamento de um grande volume de resíduos, ocupando uma área menor e evitando a proliferação de insetos, ratos e outros vetores que podem causar doenças”, afirma o gestor.

Durante as obras de implantação dos contêineres semienterrados, os funcionários da CLIN percorrem a comunidade para orientar a população sobre a nova forma de acondicionar e descartar corretamente seus resíduos.

“A CLIN também monta uma exposição com um estande sustentável de educação ambiental, realiza a distribuição de material informativo e divulga um vídeo explicativo com o objetivo de atrair ainda mais a participação dos moradores de cada uma dessas áreas”, diz Luiz Fróes.

Para a coleta dos resíduos de construção civil, a companhia disponibilizará caçambas metálicas de cinco mil litros, que serão instaladas ao lado dos contêineres semienterrados. Também faz parte do projeto o recolhimento de resíduos volumosos, como móveis, fogões, geladeiras e outros inservíveis. Para esse tipo de material terá um dia específico destinado a coleta para que possam receber o destino final adequado.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?