Categorias
NOVIDADES

EVENTOS Projeto ‘1001 Histórias com Arte’ firma parceria com o Museu do Ingá

Museu-do-Ingá

O projeto ‘1001 Histórias com Arte’ e o Museu do Ingá, localizado no bairro de mesmo nome, firmaram uma parceria para a promoção de oficinas artísticas gratuitas para os visitantes. A ação batizada de “1001 Histórias com Arte no Ingá” prevê a realização de atividades nos dias 26 de junho e 2 de julho, pela manhã, entre 10h e 13h, e na parte da tarde, entre 14h e 17h, no pátio do museu.

“O objetivo da ação em conjunto com o Museu do Ingá é ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo cultural do projeto, incentivar a leitura e a experimentação artística de forma lúdica e divertida”, conta Carolina Butolo, fundadora da Spiral Criativa, responsável pela atual versão do projeto 1001 Histórias com Arte.

Os visitantes do Museu do Ingá poderão visitar o ônibus do 1001 Histórias com Arte, conhecer o projeto e ouvir histórias contadas pelos educadores num ambiente mágico e acolhedor. Além disso, terão a oportunidade de participar de oficinas artísticas com as técnicas usadas no projeto, como pintura e desenho.

Projeto

O 1001 Histórias com Arte promove oficinas gratuitas de artes, cultura e literatura em um ônibus adaptado e itinerante.

“Ao todo, nove mil crianças matriculadas no primeiro e segundo anos do ensino fundamental estão participando das oficinas em 2016”, destaca Carolina.

O ônibus do projeto 1001 Histórias com Arte também participará de eventos nas cidades sede com oficinas gratuitas e abertas ao público. Ao final dessa segunda etapa do projeto – a primeira aconteceu em 2015 – será aberta uma exposição transmídia que contará tudo o que aconteceu nas oficinas e será lançado um livro-catálogo com DVD, onde estará uma apresentação bem detalhada das práticas pedagógicas adotadas. O material será distribuído gratuitamente para escolas e bibliotecas públicas.

A ideia do 1001 Histórias com Arte surgiu em 2000, quando a Auto Viação 1001 iniciou o projeto social “1001 Histórias”. Esse embrião do projeto atual era um ônibus-biblioteca que oferecia um acervo de livros infanto-juvenis para crianças e jovens de escolas públicas. O projeto percorreu mais de 200 cidades e atendeu cerca de 600 mil crianças em 11 anos.

O projeto 1001 Histórias com Arte é uma realização da Spiral Criativa e do Instituto JCA, com patrocínio da Auto Viação 1001 e Sit Macaé via Lei Rouanet do Ministério da Cultura.