Acesse nossas Mídias

Agenda

Programação de Março do Centro de Artes UFF

Compartilhe

Música Antiga da UFF - Cine Arte UFF 15 (1)
07 de março de 2015 – 19h

Conjunto Música Antiga da UFF abre a temporada do projeto Café Concerto, em Bento Ribeiro.

Convidado para abrir a temporada 2015 do projeto Café Concerto, o Conjunto Música Antiga da UFF se apresenta dia 07 de março, sábado, às 19h, no Centro Espírita Israel Barcelos, no subúrbio carioca.

O grupo, formado por Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden, apresentará o programa “O sonho do Império”.
O endereço do Centro é Rua Sapopemba 705, Bento Ribeiro, Rio de Janeiro – RJ. O evento é gratuito para a comunidade mas são aceitos um quilo de alimentos não perecíveis para ajudar nas cestas básicas que o Centro oferece mensalmente para a comunidade carente.
No programa do concerto “O sonho do Império” estão Courant (M. Praetorius), Insbruck (H. Isaac), Ich was nit wasserGavotte (M. Praetorius), Ach ElseleinEs taget for den walde e Ach Elselein/Es taget (L. Senfl), Antonilla es desposadaNão tragais borzeguisPropinan de meliorNiña era la infanta e Puestos estan frente a frente e Rei é rei (de compositores anônimos).

O projeto Café Concerto, único voltado para a difusão de música clássica na baixada fluminense, tem como principal objetivo a formação de plateia. Desde sua estreia em 2009, tem contado com o apoio da  Agenda VIVAMÚSICA!, Rádio MEC, Rádio Rio de Janeiro e veículos de divulgação na internet, como o Portal Concertino. Os concertos acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês, às 19h, com duração média de 50 minutos.

O sonho do Império – Ao longo dos séculos de formação do ocidente medieval, foram articuladas muitas tentativas de reconstituição do Império Romano. A primeira com Carlos Magno, rei dos francos, em dezembro do ano 800, foi coroado imperador pelo papa Leão III em Roma.  A segunda tentativa se deu em 962, quando Oto I foi coroado por João XII. Nesta época, o Império se restringia às terras da Alemanha e norte da Itália, o reino franco não lhe pertencia mais e o Império se tornava cada vez mais alemão. Depois do cisma do ocidente, ocorre a terceira tentativa. Longe do poderio do Império Romano – o imperador medieval não tinha um exército, não tinha nem residência oficial, era eleito por outros reis, mas não se concebia mais um mundo sem um imperador. Muitos reis se candidatavam a esse posto e ambicionavam possuir vínculos com o imperador eleito. A história demonstra, pelas genealogias dos reis e príncipes portugueses, uma clara tentativa de criar vínculos de parentesco através dos casamentos régios com as mais poderosas dinastias europeias e com o Império. Como aconteceu no reinado de Afonso V (1438-1481), com o casamento da infanta Leonor, irmã do rei, com o imperador Frederico III, em 1451.
Serviço:  07 de março de 2015, às19h
Projeto Café Concerto – Conjunto Música Antiga da UFF
com Leandro Mendes, Lenora Pinto Mendes, Márcio Paes Selles, Mário Orlando e Virgínia van der Linden
Programa: “O sonho do Império”.
Local – Centro Espírita Israel Barcelos (Rua Sapopemba 705, Bento Ribeiro, Rio de Janeiro – RJ)
Duração – 60min
Entrada gratuita (doações de alimentos não perecíveis são bem vindas)
*******************************************

08 de março, Domingo 
10h30 – Orquestra Sinfônica Nacional UFF – OSN UFF 
Abertura da Temporada de Concertos de 2015

Regente: Maestro Jésus Figueiredo
Repertório: 

Alvorada – C.Gomes
Fosca – C.Gomes
Suite para Orquestra de Cordas – Krieger
El Salón México – Copland
Batuque – L.Fernandez
O maestro Jésus Figueiredo é bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ, onde é Professor Substituto de Regência Orquestral e de Banda Sinfônica. Atualmente é aluno de Doutorado em Música da Faculdad de Artes y Ciencias Musicales­ da Pontificia Universidad Católica Argentina. É o maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde trabalha desde 1999 atuando também com a Orquestra Sinfônica na preparação de Óperas, Concertos e na regência de Balés.
E em 2014 assumiu a direção musical do projeto Ópera do Meio-Dia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, levando ao público seis diferentes títulos durante a temporada.

Serviço:
CineArte UFF
rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói
Ingressos: R$ 10,00 / 5,00 – meia


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo