Categorias

Procon apreende 100kg de produtos irregulares em restaurantes de Niterói

ca1wnembzwnujv6ljjwxyoi3wA fiscalização do Procon em restaurantes e estabelecimentos alimentícios em Niterói continua forte e evidenciando diversas irregularidades nos polos gastronômicos da cidade. Na última quarta-feira, 16, agentes da Operação Ratatouille Araribóia estiveram em mais cinco estabelecimentos e todos apresentaram irregularidades, motivo pelo qual foram autuados e serão multados. Ao todo, os fiscais encontraram e inutilizaram cerca de 100kg de alimentos impróprios para o consumo (49kg de produtos vencidos e 49kg e 240g fora da data de validade).

Um dos estabelecimentos fiscalizados foi o Bistrô MAC, localizado no subsolo do Museu de Arte Contemporânea. Lá, os fiscais encontraram 16kg de alimentos vencidos, entre empadão, salsicha, peito de peru, shitake, queijo ralado, rocambole, cereja e calda de frutas. Além disso, os agentes flagraram no Bistrô 5kg e 580g de produtos sem data do prazo de vencimento, entre creme de leite, pastel, rocambole, presunto parma e batata rösti. dlvqrrk0qo8gr93mkxbngsuyn

O restaurante Olimpo, que fica na estação das barcas de Charitas, também foi vistoriado. No estabelecimento, os fiscais encontraram 24kg e 293g de produtos fora do prazo de validade, tais como sardinha, cereja, pimentão, abobrinha, sorvete, polvo, manteiga, mexilhão, lagarto redondo e molhos, além de massas de macarrão, de pastel e de profiteroles. O agente ainda encontrado 4kg e 830g de alimentos sem data de vencimento, entre batata rösti, presunto parma, carpaccio, bolinho de chocolate e massa para rolinho primavera.

No bairro de Itaipu foram fiscalizados três restaurantes: o Galettus, autuado por 36kg e 900g de produtos sem informação da data de validade como bacon, frios e galeto; o Da Carmine, que tinha 2kg de atum vencidos desde 05 de julho e 1kg e 200g de picanha também fora do prazo de validade; e o Noi Bar Restaurante da Fábrica, no qual o Procon-RJ apreendeu 5kg e 100g de maminha e salsichão vencidos e 700ml de leite de coco, bem como 1kg e 930g de queijo e champignon sem a data do vencimento.

Balanço da Operação Ratatouille Arariboia:

1 – Bistrô MAC (Museu de Arte Contemporânea de Niterói): 16kg e 410g de alimentos vencidos entre empadão, salsicha, peito de peru, shitake, queijo ralado, rocambole, cereja e calda de frutas. 5kg e 580g de produtos sem especificação entre creme de leite, pastel, rocambole, linguado, presunto de parma e batata rösti;

2 – Galettus (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2549/Itaipu): 36kg e 900g de produtos sem informação entre bacon, frios e galeto;

3 – Noi Bar & Restaurante da Fábrica (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964/Itaipu): 5kg e 100g de maminha e salsichão vencidos. 700ml de leite de coco e 1kg e 930g de queijo, presunto e champignon sem especificação.

4 – Olimpo (Estação de Barcas de Charitas): 24kg e 293g de alimentos vencidos entre sardinha, cereja, pimentão, abobrinha, sorvete, massa para macarrão, massa para pastel, massa para profiterólis, polvo, manteiga, mexilhão, lagarto redondo e molhos. 4kg e 830g de produtos sem informação entre batata rösti, massa para rolinho primavera, presunto de parma, carpaccio e bolinhos de chocolate.

5 – Da Carmine (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 2687/Itaipu): 1kg e 200g de picanha e 2kg de atum vencidos.

Fotos: Divulgação