Notícias
A preparação para o ENEM e o ingresso na universidade
A possibilidade de estudar em uma boa instituição pública, faz com que muitos estudantes procurem por cursos pré-vestibular em Niterói.
O ano começou há poucas semanas e o próximo ENEM, que acontece somente no último trimestre de 2017, já está presente no dia a dia da maioria dos jovens concluintes ou recém-formados no Ensino Médio. O sonho do ingresso em uma universidade pública faz da preparação intensiva o caminho para a aprovação. Afinal, dependendo do curso, a relação é de uma vaga para 100 candidatos, como acontece em Medicina, Odontologia etc.
Stefano Runco, diretor pedagógico do curso Provincere.
O Guia de Niterói conversou com o diretor pedagógico do curso Provincere, Stefano Runco, sobre os passos que os jovens devem seguir para obter um bom resultado no vestibular. Antes de tudo, na opinião dele, é preciso ter disciplina e um planejamento, com metas e objetivos bem definidos, além da obrigação de reservar boa parte do dia para os estudos.
Runco também destaca a importância do curso preparatório para os candidatos. “Alguns (candidatos) têm disciplina para estudar, mas falta planejamento. Outros estudam 12 horas por dia, mas não compreendem, não assimilam de fato o conteúdo”, analisa.
A preparação no curso obedece a um planejamento, com disciplina e eficiência na aprendizagem. “No Provincere, desenvolvemos um processo pedagógico único, que respeita a individualidade de cada aluno. Os planos são traçados de acordo com suas necessidades, todos direcionados para a excelência!”, observa.
Ainda segundo Stefano Runco, é determinante também oferecer ao aluno, que já vive debaixo de intensa pressão, um ambiente agradável e acolhedor em busca de melhores resultados. “Para obter um bom desempenho em todas as provas, o aluno precisa estar bem preparado. Também é essencial contar com apoio pedagógico e atenção da família. Por isso, fazemos questão de proporcionar um ambiente fraterno, com uma relação de respeito entre alunos e educadores.”
ENEM 2016
A maioria dos vestibulares do país foi integrada ao Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado da edição de 2016 já encontra-se disponível no site do INEP. Do dia 24 a 27 de janeiro, o candidato deverá se inscrever no SISU, o Sistema de Seleção Unificado, que tem apensas uma única etapa de inscrição, optando por dois cursos dentre as vagas ofertadas pelas universidades públicas e pode alterar suas escolhas até o encerramento do processo. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona para cada curso, automaticamente, os candidatos mais bem classificados, de acordo com as notas no Enem.
João Quintas, diretor administrativo do curso Provincere.
O MOMENTO CERTO
João Quintas, diretor administrativo do Provincere, lembra que é muito importante iniciar a preparação o quanto antes. Segundo ele, há uma ordem cronológica na apresentação dos conteúdos a serem estudados. A participação do aluno e do educador é fundamental desde o início do processo, para que não haja descompasso na aprendizagem. “Resumindo, quem começa a se preparar antes, na maioria das vezes se sai melhor”, avalia Quintas.
Para especialistas, o curso preparatório é bastante eficaz, mas em todos os casos o aluno precisa ter dedicação e paciência. Em um curso preparatório de boa qualidade, o estudante passa a ter acesso a conteúdos que, em muitos casos, não foram dados ou foram vistos superficialmente na escola, mas que são essenciais para se obter um bom resultado.
O Curso Provincere fica em Icaraí, na Rua Coronel Moreira César, 426, sala 1006 (Edifício Icaraí Prime Business). 21 3786-5888 :: 21 97231-3653 (whatsapp)
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/CursoProvincere
