Acesse nossas Mídias

Notícias

Prefeitura lança programa antidrogas

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), lançaram, na última quinta-feira, o programa “IPSO” – Centro de Referência para Formação em Crack, Álcool e outras Drogas. O orgão, que faz parte de um dos 49 centros aprovados pelo edital de Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, tem como premissa formar profissionais de saúde, assistência social, justiça e educação, para prestar cuidados a pessoas que sofrem com algum desses problemas.

A capacitação também é oferecida a quem se interessar pelo assunto, o que amplia o número de pessoas envolvidas na multiplicação de informações sobre o tema. A iniciativa leva em consideração os princípios dos direitos humanos, da redução de danos e do SUS. De acordo com os organizadores, estão previstos para este ano a realização de cursos, dois seminários, a construção de uma interface virtual, que disponibilize informações sobre a questão do uso e abuso das drogas e a elaboração de publicações sobre o tema.

Seminário – O IPSO promoverá o Seminário de Abertura, no próximo dia 13 de junho, quarta-feira, às 14h, no auditório Rosalda Pai, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da UFF, na Rua Dr. Celstino, 74, Centro. Na programação, será realizada uma conferência sobre o tema “Panorama Atual da Política de Drogas no Brasil: a Redução de Danos”, com o Professor Tarcísio Mattos de Andrade, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Coordenador da Divisão de Redução de Riscos e Danos do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/ UFBA).

Além disso, o programa promoverá também quatro cursos gratuitos de atualização em crack, álcool e outras drogas para profissionais de saúde e assistência social do Estado do Rio de Janeiro: com inscrições abertas, entre os dias 13 de junho a 18 de julho, será realizado o Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack, Álcool e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS. Os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico: centrodereferê[email protected]


Compartilhe
Continuar Lendo

Mais Notícias

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?