Agenda
Prefeitura de Niterói participa do projeto Um Dia no Parque com atividades especiais no Parnit
Evento nacional tem o objetivo de incentivar as pessoas a conhecer as unidades de conservação das cidades. Sinalização de trilha e plantio serão abertos ao público
De volta ao lar. Esse é o tema deste ano do Um Dia no Parque, projeto de abrangência nacional que tem como objetivo incentivar as pessoas a se reconectarem com a natureza ao visitar parques e unidades de conservação em suas cidades.
Mais uma vez, Niterói irá participar com duas atividades que irão acontecer no próximo domingo (24), no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).
Atualmente Niterói conta com 10 unidades de conservação municipais, sendo cinco na categoria de proteção integral.
O projeto se define como a maior celebração pelas áreas protegidas do Brasil. No Parnit, o Um Dia no Parque será comemorado com uma Oficina de Sinalização de Trilhas, às 8h, na trilha do Bosque dos Eucaliptos, seguindo a metodologia da Rede Brasileira de Trilhas.
O ponto de encontro é na sede do Parnit (Parque da Cidade). Logo após a oficina, haverá plantio de espécies ameaçadas de extinção, como palmeira-juçara, cedro-rosa, garapa e pau-brasil. As duas atividades são abertas ao público.
O projeto foi criado em 2018 pela Coalizão Pró UCs como uma ação de mobilização e engajamento, que visa o fortalecimento das mais de 2 mil unidades de conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas.
O objetivo, ao estimular as pessoas a visitarem essas áreas, é apresentar as possibilidades de atividades que elas oferecem, conscientizar a sociedade sobre a existência e a importância das UCs para a proteção e preservação da biodiversidade dos biomas brasileiros, além de criar um sentimento de pertencimento e estima da população do Brasil em relação a essas áreas.
“Esta será a terceira participação de Niterói no Um Dia no Parque. Fazemos questão de marcar presença porque nosso município vem investindo nos últimos anos na criação de unidades de conservação e no uso desses locais pela população. Niterói tem mais de 50% do seu território protegido e incentivamos o sentimento de pertencimento da natureza local ao promovermos cada vez mais a visitação aos nossos parques”, afirma Rafael Robertson, secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
Além do Parnit, os Parques Naturais Municipais da Água Escondida e Floresta do Baldeador, criados em 2020 e 2021 respectivamente, também participarão da ação.
Serão divulgados no Instagram da Secretaria de Meio Ambiente (@meioambiente.niteroi) vídeos com a atuação dos voluntários no manejo e na sinalização de trilhas nessas unidades.
Foto: Berg Silva