fbpx
Acesse nossas Mídias
Preta Gil

Notícias

Prefeitura de Niterói celebra mês de março com o Festival Mulher

Prefeitura de Niterói celebra mês de março com o Festival Mulher

Compartilhe

A Prefeitura de Niterói vai celebrar o mês das mulheres, em março, com diversas atividades. A começar com o ‘Festival Mulher’, que vai unir música e debate com artistas que se destacam na luta pelos direitos femininos.

Preta Gil, Mônica Martelli, Luana Génot, Ana Cañas, Mona Vilardo, Sandra Sá e Elisa Lucinda são as convidadas.

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) está à frente da campanha que, em 2022, leva o nome de “Nossas conquistas são históricas e diárias”.

Todas as atividades são gratuitas, sujeitas a lotação, e com uso obrigatório de máscaras. Também será exigida a apresentação do comprovante de vacina. Debates e shows ocorrerão no mesmo local, a Sala Nelson Pereira dos Santos (Reserva Cultural). A programação completa do mês da mulher estará disponível no Instagram da Codim (@mulheresniteroi).

A secretária da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, destaca a importância dos eventos agendados.

“Celebrar o dia internacional da mulher com uma diversidade de atividades é fundamental. Nosso slogan “Conquistas históricas e diárias” resgata a luta das mulheres através do tempo e nos convida a refletir sobre os nossos desafios atuais. Somos responsáveis, prefeitura e sociedade civil, pela construção de uma Niterói garantidora dos direitos das mulheres”, destacou Fernanda.

O Festival Mulher traz na programação debates e muita música. A abertura do evento na terça-feira (8), às 19h, conta com a atriz Mônica Martelli e a cantora Preta Gil com a roda de conversas ‘A mulher no século XXI: Conquistas e Desafios’, seguido do Baile da Preta que promete animar o público.

Na quarta-feira (9), 19h, será a vez da empresária, jornalista e ativista Luana Génot e da cantora Ana Cañas abordarem o tema ‘Papéis de gênero na sociedade: Qual o lugar que a mulher ocupa?’, fechando a noite com o show ‘Ana Cañas canta Belchior’, o sexto álbum da cantora.

O terceiro dia do evento, quinta-feira (10), terá início às 18h com uma premiação a 55 servidoras indicadas por órgãos da prefeitura por contribuírem para a gestão pública da cidade. O encerramento fica a cargo da cantora, atriz, escritora e professora de música, Mona Vilardo. Para fechar a semana, na sexta (11), às 20h, será a vez do ritmo contagiante de Sandra Sá com músicas que marcaram sua carreira.

O Festival encerra as atividades no dia 30, às 18h, com a entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu, que está em sua 5a edição e homenageia mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos da mulher em diferentes áreas. 

Este ano serão homenageadas 10 mulheres que atuaram individualmente, ou enquanto representantes de instituições, nas seguintes categorias: diversidade de áreas de atuação; diversidade racial; e/ou diversidade geracional. A atração da noite será a poetisa, jornalista, escritora, atriz e cantora, Elisa Lucinda.

Campanha 2022

O lema da campanha deste ano, “Nossas conquistas são históricas e diárias”, vai relembrar fatos históricos como o Direito à Educação (1927), Direito ao Voto (1932) e Direito ao Trabalho sem autorização do marido (1962) e como, apesar dos direitos conquistados, as mulheres ainda não estão em pé de igualdade com os homens perante a sociedade.

Segundo Fernanda, as políticas públicas devem buscar a equidade de gênero, intensificar o enfrentamento às violências contra a mulher e a participação feminina em todos os espaços, entre tantas outras questões. Por isso, a Codim vem trabalhando para garantir direitos e a emancipação da mulher.

“A Lei do Hotel de Passagem e do Programa Auxílio Social para mulheres em situação de violência, o Programa Dignidade Menstrual e o Projeto Mulher Líder coloca Niterói na vanguarda das políticas públicas a favor das mulheres. Os marcos históricos nos fazem lembrar que podemos e devemos todos os dias avançar juntas”, destacou a secretária.

Programação do Festival Mulher, da Prefeitura de Niterói

Terça-feira (8) – abertura do evento
19h – Roda de conversa ‘A mulher no século XXI: Conquistas e Desafios’ com a atriz Mônica Martelli e a cantora Preta Gil.
Na sequência, Baile da Preta.

Quarta-feira (9)
19h – Roda de conversa ‘Papéis de gênero na sociedade: Qual o lugar que a mulher ocupa?’ com a ativista Luana Génot e da cantora Ana Cañas.
Na sequência, show ‘Ana Cañas canta Belchior’

Quinta-feira (10)
18h – Premiação para 55 servidoras da Prefeitura de Niterói por contribuírem para a gestão pública da cidade
Na sequência, show de Mona Vilardo.

Sexta-feira (11), às 20h
20h – Show de Sandra Sá.

Quarta-feira (30)
18h – Entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu que homenageia mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos da mulher em diferentes áreas.
Show de Elisa Lucinda com participação do maestro Luís Filipe de Lima.

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sujeitas a lotação, com uso obrigatório de máscaras e apresentação do comprovante de vacina.

Será necessário reservar os ingressos pela plataforma Sympla. Cada CPF poderá retirar dois ingressos.

O Festival Mulher vai acontecer na Sala Nelson Pereira dos Santos (Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos).


Fotos: Divulgação

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?