Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Prefeitura de Niterói abre licitação para iluminação de LED na cidade

Foi assinada na última quarta-feira (25) pelo Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, edital para modernização do sistema de iluminação pública na cidade. Segundo a Prefeitura de Niterói, o projeto prevê a substituição de 9 mil pontos de luz a vapor de sódio por lâmpadas de LED. Inicialmente, a iluminação de LED será instalada em vias de grande circulação de veículos e ruas de passagem de transporte coletivo. Na segunda fase todas as ruas da cidade terão a tecnologia. A iniciativa está em fase de licitação.

Os túneis Roberto Silveira e Raul Veiga também receberão iluminação de LED segundo o projeto, tais como as avenidas Roberto Silveira, Ernani do Amaral Peixoto, Visconde do Rio Branco, Estrada Caetano Monteiro e Estrada Francisco da Cruz Nunes. A modernização com lâmpadas de LED custará cerca de R$41 milhões.

Nas principais vias da cidade será implantado um sistema de telegestão com 1.700 pontos de iluminação de LED. Ele funciona para a localização precisa de informações sobre o sistema de LED, como lâmpadas queimadas. A prefeitura ressalta que essa agilidade facilitará a manutenção da rede, pois a identificação de problemas não dependerá apenas das rondas dos agentes da Prefeitura.

A Secretária Municipal de Conservação e Serviços Público, Dayse Monassa, lembrou que alguns locais da cidade já contam com a iluminação de LED:

“Em alguns pontos da cidade a iluminação de LED já é uma realidade. Todo o traçado da TransOceânica, incluindo o túnel Charitas-Cafubá, e o bairro Boa Vista, na Região Oceânica, que foi reurbanizado recentemente, contam com essa tecnologia. Agora, outras regiões da cidade também serão beneficiadas. A Ilha da Conceição, por exemplo, será o primeiro bairro da cidade a ter todas as suas ruas com iluminação de LED”, afirma Dayse Monassa.

Vantagens da lâmpada de LED – As lâmpadas de LED tendem a ser mais eficientes dos que as comuns pois produz a mesma quantidade de luz gastando bem menos energia. Enquanto uma lâmpada incandescente (comum) gasta cerca de 60W para produzir uma determinada quantia de lúmem (luz) a lâmpada de LED precisa apenas de 20W. Isso faz com que as lâmpadas de LED sejam mais resistentes, econômicas e sustentáveis.